CNBB não fará nenhuma modificação na jornada
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 21 de junho de 2013
Rafael Moraes Moura<br>Agência Estado
Brasília - Apesar da onda de protestos que toma conta das principais cidades do País, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), d. Raymundo Damasceno Assis, disse ontem que não haverá "nenhuma modificação" na programação da Jornada Mundial da Juventude. De acordo com a CNBB, a presidente Dilma Rousseff assegurou que o governo federal garantirá a segurança do evento organizado pela Igreja Católica, previsto para ocorrer no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de julho, com a presença do papa Francisco.
"Não estou preocupado (com os protestos), não vamos evidentemente fazer nenhuma modificação tanto na programação quanto na data com relação à visita do Santo Padre. Uma ou outra manifestação que possa ocorrer é normal, isso tem ocorrido em outros países, de modo que o povo brasileiro é hospitaleiro. O governo, seja federal, estadual, municipal, tem essa missão, essa tarefa, de garantir segurança, temos certeza de que os jovens que participarão da jornada serão muito bem acolhidos", disse d. Raymundo Damasceno a jornalistas, após audiência com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto.
A CNBB espera que a Jornada Mundial da Juventude leve ao Rio de Janeiro cerca de 2 milhões de pessoas. Ontem, durante reunião no Palácio do Planalto, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, reconheceu que a onda de protestos poderá afetar o evento. "A jornada pode ocorrer dentro de um clima, não vou dizer igual aos dias de hoje, que a conjuntura evolui tão rapidamente que não temos como profetizar, como vai acontecer, mas teremos de estar preparados para a jornada ocorrer inclusive em um clima em que esteja ocorrendo manifestações no País", disse o ministro.