Washington, 20 (AE-AP) - O presidente Bill Clinton planeja encontrar-se com o primeiro-ministro israelense Ehud Barak e com o líder palestino Yasser Arafat em Oslo, na Noruega, como parte de um esforço para promover uma acordo final de paz, anunciou hoje a Casa Branca.
Os três líderes vão tomar parte de uma cerimônia no dia 2 de novembro comemorando os acordos de Oslo que deram início ao
processo de paz no começo da dácada de 90, disse hoje o secretário de imprensa da casa Branca, Joe Lockhart.
O envolvimento pessoal de Clinton sublinha sua determinação em ver um acordo de paz amplo no Oriente Médio nos seus últimos 15 meses de governo.
No começo desta semana, Sandy Berger, conselheiro de Segurança Nacional do presidente, disse que Barak, Arafat e o presidente sírio Hafez Assad parecem querer tentar resolver as questões pendentes, embora Damasco não tenha acenado com nenhum gesto positivo recentemente.
Um anúncio oficial da viagem estava previsto para ser feito pelo conselheiro durante um discurso hoje antes do Forum de Política de Israel, um grupo privado que tenta promover a reconciliação árabe-israelense.
Os acordos de Oslo de 1993 e 1995 envolvem o comprometimento de Israel em devolver terras ocupadas na Cisjordânia aos palestinos, em troca de segurança.

mockup