Clinton pede ao Congresso que aprove China na OMC
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 10 de janeiro de 2000
Washington, 10 (AE-DOW JONES) - O presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, garantiu que irá se empenhar ao máximo para dar o apoio necessário para que a China ingresse na Organização Mundial do Comércio (OMC).
Clinton pediu ao Congresso norte-americano para que vote rapidamente todos os aspectos do acordo para o ingresso da China.
Durante entrevista coletiva na Casa Branca, o presidente disse que a entrada da China na OMC era de interesse dos EUA e ajudaria a promover mudanças políticas e econômicas no país asiático. "Trazer a China para mainstream econômico é um importante passo para um mundo mais seguro", disse Clinton.
O Congresso norte-americano não irá votar diretamente um acordo entre Estados Unidos e China sobre os termos para entrada do país asiático na OMC, mas deverá votar sobre a concessão de um status permanente para a China de parceiro comercial normal dos EUA, essencial para que o acordo com a OMC siga adiante.
O presidente expressou sua confiança de que poderá ganhar o apoio do Congresso para esse acordo, apesar de enfrentar uma significativa oposição entre parlamentares de seu próprio partido.