Clinton nomeia Greenspan para 4º mandato no Fed
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 04 de janeiro de 2000
Washington, 04 (AE-DOW JONES) - O presidente dos EUA, Bill Clinton, nomeou hoje (040 o presidente do Federal Reserve Board, Alan Greenspan, para seu quarto mandato à frente da instituição. Ao anunciar a nomeação, Clinton destacou o papel de Greenspan no atual processo de expansão da economia norte-americana, que, caso se estenda por mais um mês, será o mais longo período de crescimento contínuo na história dos EUA.
Greenspan se disse satisfeito em aceitar a oportunidade de continuar no comando do Fed por causa do desafio intelectual de transformar teoria econômica em ações concretas de política monetária. "Tem sido um desafio extraordinário, especialmente para um economista que gosta de entrar nas minúcias de cada estatística que vocês já viram", disse Greenspan a jornalistas.
Dirigindo-se a Clinton, o presidente do Fed afirmou: "Meus colegas e eu apreciamos muito o seu apoio ao Fed ao longo dos anos e o seu compromisso com a disciplina fiscal, que tem sido instrumental em alcançar o que, dentro de poucas semanas, como você apontou, será a mais prolongada expansão econômica na história dos EUA. Quero continuar a trabalhar com você e devo dizer que você tem sido um bom amigo para o Banco Central da América".
Indagado pelos jornalistas sobre se falaria sobre o mercado de ações, Greenspan disse: "Vocês certamente não querem que eu responda a isso. Querem?. Mas eu acho que não vou responder". Greenspan tem 73 anos. Ele foi nomeado para a presidência do Fed pela primeira vez em 1987, pelo então presidente Ronald Reagan.