Quito, 6 (AE-AP) - Um idoso morreu hoje e outras quatro pessoas ficaram feridas em decorrência da chuva de cinzas lançada pelo vulcão Pichincha.que caiu durante sete horas.
Enquanto o fenômeno ocorria sobre Quito, as autoridades confirmaram explosões no vulcão de Tungurahua, a 140 quilômetros ao sul, que também lançou cinzas sobre várias localidades do centro do país.
O aeroporto Sucre de Quito foi fechado devido ao acúmulo de cinza na pista, embora cerca de 200 homens com meia dúzia de máquinas, tentassem remover as cinzas.
"José Calvache, de 89 anos, morreu esta madrugada em decorrência de uma crise respiratória causada pelas cinzas. Ele já tinha uma doença pulmonar crônica", informou à AP, Cristian Rivera, porta-voz da Cruz Vermelha.
Vários casos de emergência respiratória, foram reportados principalmente de pessoas asmáticas. Estima-se que o vulcão Pichincha tenha liberado 5.000 toneladas de cinzas em menos de 24 horas. Em alguns lugares a camada de cinzas chegava a 3 milímetros.
O vulcão está a 12 quilômetros do centro da capital e é visível de qualquer lugar da cidade. As autoridades asseguram que os habitantes de Quito estariam fora de perigo no caso de uma possível erupção.

mockup