Curitiba - Nos primeiros 15 dias deste mês, pelo menos cinco pessoas foram detidas no Estado por cometerem crimes contra menores. No caso mais recente, a Polícia Federal (PF) prendeu em flagrante ontem, na Capital, um homem acusado de trocar arquivos de pornografia infantil na internet.
A prisão faz parte da Operação Comic Br, desencadeada pelo Grupo Especial de Combate aos Crimes de Ódio e de Pornografia Infantil na Internet, que cumpriu 19 mandados de busca e apreensão nos estados do Paraná, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo.
A operação é resultado de investigações realizadas pela Polícia Alemã de Baden-Wurttemberg, que em 2008 descobriu arquivos de vídeos contendo pornografia infantil disseminados pela web por meio de uma rede de downloads e compartilhados por diversos usuários brasileiros.
Em um dos principais vídeos ''havia inescrupulosas e inaceitáveis cenas de abuso sexual infantil'', informa o comunicado da PF.
Em Curitiba, havia um mandado de busca e apreensão para ser cumprido. Entretanto, quando a polícia chegou ao local, encontrou um homem de 28 anos utilizando o computador para troca de arquivos de vídeos contendo pornografia infantil. Ele foi detido em casa, no bairro Santa Quitéria, Zona Sul da cidade, e encaminhado para a sede da PF. O nome dele não foi divulgado.
Outros casos
Em Londrina, um advogado e um vendedor foram presos no dia 6 de dezembro na Operação Libras, também realizada pela Polícia Federal. Eles eram suspeitos de integrarem uma rede de pedófilos que agiria, além do Paraná, em Santa Catarina, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Sul. O advogado foi solto, enquanto o vendedor continua preso.
Em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), um educador de uma creche foi preso no dia 10 de dezembro por suspeita de abuso sexual cometido contra um aluno de 3 anos.
No mesmo dia, policiais da Delegacia de Almirante Tamandaré, também na RMC, detiveram um taxista acusado de estuprar uma menina de 8 anos. (Com Agência Brasil)

mockup