Imagem ilustrativa da imagem Cinco municípios que integram Cismepar entram na fase 2 do isolamento
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

Depois de adotarem as medidas mais severas desde o início da pandemia, tais como o fechamento de supermercados, cinco municípios que integram o Cismepar (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema) entraram em uma fase um pouco menos restritiva, na manhã desta terça-feira (23). As regras estipuladas para a Fase 2 foram adotadas em conjunto pelos gestores municipais, porém, de maneira geral, coadunam com as que já haviam sido estabelecidas pelo decreto estadual do governador Ratinho Junior (PSD), em vigor até o dia 1º de abril.

Dentre os cinco município, Bela Vista do Paraíso fez a transição para a Fase 2 nesta segunda-feira, uma vez que saiu na frente e decretou o lockdown no início da semana passada. O prefeito Fabricio Pastore, conhecido como Jacaré (DEM), disse que o "retorno" em uma segunda-feira tornou o controle ainda mais complicado: "É difícil, muito difícil, estamos com o Corpo de Bombeiros e policiais nas ruas, mas as lotéricas e bancos abriram e as pessoas correram para sacar benefícios", explicou.

Nesta nova fase, mercados, supermercados, padarias e açougues podem funcionar das 6h às 20h, de segunda a sábado na modalidade presencial, entrega em domicílio (delivery) ou retirada (take away), observando-se a ocupação máxima de 30%. Apenas uma pessoa por família, vedada entrada de menores de 12 anos.

Pastore também lamentou que Londrina, Cambé e Rolândia não "apertaram o cerco" adotando medidas semelhantes. "Não adianta fechar só aqui e nos municípios pequenos. As pessoas circulam, fizemos as barreiras sanitárias, evitamos festas em chácaras, mas tudo é também difícil deixar por muito tempo os estabelecimentos fechados. As pessoas têm necessidades, somos um município pobre, estamos vendo com empresários e doando cestas básicas, mas é difícil adotar um lockdown sem ajuda financeira", lamentou. No entanto, vale lembrar que o próprio decreto estadual estipulou diferenças na capacidade de ocupação do comércio em municípios com população superior aos 50 mil habitantes.

Bela Vista do Paraíso também manteve barreiras sanitárias nas saídas para Alvorada do Sul, Londrina e Primeiro de Maio.

Sobre o tema, a secretária de saúde de Primeiro de Maio, Maria Rita Chicarelli Casanova, afirmou que funcionários do município vão continuar realizando a medição de temperatura e a orientação aos visitantes e às pessoas que possuem casas na cidade. Ela também avaliou que as medidas colocadas em prática foram as "mais pesadas" desde o início da pandemia, porém foram necessárias diante da situação.

Agora, a expectativa é que os efeitos, como a queda no número de novos casos confirmados e nas internações, seja sentida nos próximos dias. “Vamos conseguir fazer uma análise a partir de quarta-feira, mas é possível sentir que o número de pessoas nas vias públicas diminuiu, nas barreiras. Mas foi favorável e esperamos diminuir o número de novos casos e impedir a circulação viral”, almejou.

Além de Bela Vista e Primeiro de Maio, estavam na fase 1, Assaí, Alvorada do Sul e Sertanópolis.

Ao mesmo tempo, alguns municípios, como Rolândia, determinaram ações que fogem do carácter sanitário e buscam evitar uma concorrência desleal entre setores do comércio. Além de liminar em 15% a capacidade para academias, o prefeito Aílton Maistro (PSL) decidiu permitir a venda de produtos não essenciais, como roupas, calçados e acessórios por mercados e supermercados somente durante o horário de funcionamento do comércio não essencial, entre 10h e 17h.

Maistro também seguiu o que prevê a resolução da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) quanto à capacidade para igrejas e templos religiosos, apenas 15%.

Em Ibiporã, decreto publicado pelo prefeito José Maria Ferreira (PSD) tem validade até o dia 5 de abril e autoriza que comércio e prestadores de serviços em geral possam atender de segunda a sexta-feira, das 5h às 21, "condicionado à natureza de cada atividade definida pelo seu alvará", destacou o decreto. Restaurantes, lanchonetes e distribuidoras de bebidas poderão funcionar exclusivamente através do delivery até 23h. (colaborou Guilherme Marconi)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1