Cientistas mapeiam genes relacionados a câncer no cérebro
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 04 de agosto de 2011
Folhapress 
São Paulo - Uma equipe internacional de cientistas, incluindo uma pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), mapeou genes importantes para o surgimento de um tipo de câncer de cérebro muito comum em adultos. Os chamados oligodendrogliomas afetam 20% das pessoas que desenvolvem tumores cerebrais depois da infância.
Já se sabia da associação entre esse tipo de tumor e alterações nos cromossomos (as estruturas enoveladas que abrigam o DNA) números 1 e 19. Agora, a equipe integrada por Suely Nagahashi Marie, da USP, verificou mutações nos genes FUBP1 e CIC, localizados nesses cromossomos.
As alterações genéticas podem servir, no futuro, para identificar com precisão a variante do tumor e direcionar melhor as terapias contra o câncer, escreve a equipe de pesquisadores. O estudo sairá numa edição futura da ''Science''.


