Cientista diz ter identificado vírus da Sars
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 10 de abril de 2003
Das agências 
São Paulo - Cientistas norte-americanos e europeus acreditam ter identificado o vírus causador da pneumonia asiática, doença respiratória que já matou centenas de pessoas em todo o mundo: um novo tipo de coronavírus, da mesma família dos vírus da gripe, segundo a publicação New England Journal of Medicine. Com a descoberta, os laboratórios podem se concentrar no desenvolvimento de diagnósticos que possam identificar de forma mais simples e rápida se um paciente está infectado com a Sars (sigla inglês para Síndrome Respiratória Aguda Severa).
Na publicação, o doutor Larry Anderson, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças nos Estados Unidos, afirma ter realizado testes com amostras de sangue de pacientes de seis países afetados pela pneumonia. ''Dezenove dos pacientes com Sars foram infectados pelo novo coronavírus'', disse o médico norte-americano. ''Um vírus com (sequência) genética idêntica também foi detectado em um paciente com Sars no Canadá.''
Anderson diz que o vírus deveria ganhar o nome do doutor Carlo Urbani, em homenagem ao médico da OMS (Organização Mundial da Saúde) que morreu no mês passado depois de tratar, no Vietnã, os primeiros infectados.
Segundo informações da OMS, a pandemia já matou 106 pessoas e já infectou mais de 2.700 em 16 países. As características clínicas da doença são febre alta, tosse seca e outros sintomas semelhantes aos da gripe comum. Cerca de 4% dos pacientes infectados morrem.
A jornalista inglesa Sally Blower, de 42 anos, que estava internada no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, com suspeita da pneumonia asiática, teve alta ontem pela manhã. A jornalista deixou o hospital por volta das 10h30, disse que estava passando bem e que iria para casa. Segundo o hospital, a jornalista teve alta devido ao seu excelente estado geral de saúde. O hospital esclarece que os resultados das análises virológicas serão divulgados pelo Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde, nos próximos dias.


