Algumas prefeituras do Paraná já autorizaram a retomada das atividades nas academias. Em Maringá, o município liberou o funcionamento dos estabelecimentos a partir desta segunda-feira (18), das 6 horas às 21 horas. De acordo com a portaria publicada na última sexta, os treinos terão que ser agendados e os aparelhos higienizados antes e depois do uso.

O uso de máscaras será obrigatório. As aulas e sessões de treino terão duração máxima de 40 minutos. Os 20 minutos restantes serão destinados à limpeza dos equipamentos. As aulas em turmas só poderão ser realizadas com distanciamento mínimo de quatro metros entre os participantes. Os aparelhos e equipamentos devem ter distanciamento mínimo de 2 metros entre si e os demais aparelhos.

Kits de higienização pessoal e para a limpeza dos aparelhos serão distribuídos para os alunos. O ambiente também terá que ser bem ventilado. Pessoas que se enquadram nos grupos de risco (idosos, hipertensos, cardiopatas e diabéticos) estão proibidos de frequentar as academias em Maringá, assim como quem apresentar sintomas da doença.

Atividades com contato físico entre alunos, professores e instrutores estão vedadas. Academias de clubes e associações recreativas não foram autorizadas a reabrir. Áreas públicas de lazer permanecem com atividades suspensas.

Em Rolândia, as academias retomaram os atendimentos no final de abril. As atividades são permitidas com distanciamento e sem contato físico entre os participantes. Os frequentadores são obrigados a utilizar máscaras e as atividades podem ser realizadas com a presença de um aluno para cada 10 metros quadrados. Os materiais e equipamentos devem ser higienizados antes e depois do uso. Idosos e pessoas pertencentes aos grupos de risco estão proibidos de frequentar os espaços.

Em Cambé, as academias e centros de ginástica reabriram em 5 de maio com uma série de requisitos previstos em decreto como o uso de máscaras pelos frequentadores, a proibição de atividades com contato físico e o compartilhamento de aparelhos sem higienização. Os treinos são agendados e têm duração máxima de 45 minutos.

Além disso, a regulamentação prevê medição de temperatura na entrada dos estabelecimentos e a proibição de entrar ao local quem apresentar temperatura acima de 37,8°C. Idosos podem fazer as atividades em horários específicos para evitar contato com outros grupos. A preferência é que eles executem as atividades em casa, com instrução e acompanhamento remoto.

Conforme o decreto, os aparelhos devem ter distanciamento mínimo de 4 metros quadrados. A mesma distância também é recomendada entre as pessoas durante as aulas em turmas. É vedada a utilização de aparelho celular pelos frequentadores. Academias de condomínios devem permanecer fechadas.

Em Ibiporã, o retorno das atividades nas academias foi autorizado no final de abril. Além de regras como o uso de máscaras, treinos agendados e aulas de (no máximo) 45 minutos, cada estabelecimento pode definir um horário específico para os idosos frequentarem o espaço. Os aparelhos destinados às atividades aeróbicas devem ter distanciamento mínimo de 2 metros entre os demais equipamentos.

No final de abril, as academias também foram autorizadas a voltar a funcionar em Arapongas com uma série de restrições. Entre elas, permanece proibida a realização de atividades com contato físico entre os participantes, os treinos devem ser agendados e com horário específico para os idosos e é preciso respeitar o distanciamento mínimo de quatro metros quadrados entre os participantes das aulas em turmas. Os aparelhos destinados às atividades aeróbicas devem ser colocados com o mesmo distanciamento e a temperatura corporal dos frequentadores deve ser medida na entrada do estabelecimento.