O primeiro fim de semana pós-lockdown (iniciado no último sábado, dia 27) foi de bastante trabalho nas cidades da região de Londrina. Fiscais foram às ruas para verificar se as restrições anunciadas pelo governador Carlos Massa Ratinho Jr. estavam sendo cumpridas. Apesar de o STF (Supremo Tribunal Federal) ter concedido autonomia às prefeituras para tomar medidas de enfrentamento contra a Covid-19, os prefeitos decidiram seguir a determinação estadual, que vai até 8 de março.

Imagem ilustrativa da imagem Cidades da região de Londrina têm descumprimento ao 'lockdown' estadual
| Foto: Reprodução/Prefeitura de Rolândia

IBIPORÃ

Em Ibiporã, a administração municipal notificou 15 estabelecimentos por desrespeito ao horário de funcionamento. Nenhuma multa foi aplicada. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, houve pouco fluxo nas ruas e movimento mais intenso nos supermercados, que estão liberados para funcionar por serem considerados como atividade essencial.

ARAPONGAS

No sábado (27), a secretaria municipal de Segurança Pública de Arapongas recebeu 31 denúncias de descumprimento do decreto por parte de estabelecimentos. "Esses locais atenderam as orientações e imediatamente fecharam as portas", explicou o secretário responsável pela pasta, Paulo Argati.

No mesmo dia, guardas municipais e policiais militares acabaram com uma festa que reuniu 50 pessoas. O organizador foi encaminhado para a delegacia e vai responder por infringir determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa, como prevê o artigo 268 do Código Penal. A legislação estipula prisão de um mês a um ano, além de multa.

ROLÂNDIA

A Vigilância Sanitária do município verificou denúncias de desobediência ao decreto estadual em 72 estabelecimentos neste domingo. Dessa lista, dois foram interditados e quatro multados. No sábado, mais irregularidades foram encontradas. Seis pontos comerciais estavam abertos e foram orientados a interromper o funcionamento.

CAMBÉ

A sexta-feira foi o dia com o maior número de infrações. Segundo a Vigilância Sanitária local, três estabelecimentos foram fiscalizados. Uma petiscaria foi multada por aglomeração e fechada pelos fiscais. Outra foi notificado porque operava sem alvará. No sábado e domingo, a prefeitura não constatou festas clandestinas.