"Não estaria aqui se não tivesse a certeza absoluta de que é possível viabilizar o curso de medicina para essa região", garantiu Cida Borghetti
"Não estaria aqui se não tivesse a certeza absoluta de que é possível viabilizar o curso de medicina para essa região", garantiu Cida Borghetti | Foto: Ricardo Chicarelli


Cornélio Procópio - No último dia permitido por lei para atos públicos de candidatos que concorrerão nas eleições de outubro, a governadora Cida Borghetti (PP) assinou autorização para a realização de estudos para a implantação de curso de medicina na Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná), no campus de Cornélio Procópio (Norte). O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Silvio Barros (PP), também pré-candidato, participou da solenidade, junto com autoridades como deputados e prefeitos do Norte Pioneiro. O objetivo é descentralizar a demanda por médicos e ajudar a consolidar a região como polo de atendimentos de alta complexidade médica, hoje concentrada nos grandes centros urbanos.

"O tão sonhado curso de medicina aqui na região vai possibilitar o aumento de médicos para atender a demanda", garantiu. Cida disse ainda que para a OMS (Organização Mundial da Saúde), o ideal é se ter quatro médicos para cada mil habitantes. "Hoje aqui nesta região temos 0,9 médico por habitante."

De acordo com Borghetti, em até 80 dias a pasta anunciará o primeiro vestibular para o curso. Serão 40 vagas disponíveis, em período integral, com carga de 7.503 horas. "Esperamos que as aulas comecem no segundo semestre de 2019", disse. "Temos pressa, sim".

"Eu sou muito atenta a toda parte jurídica e não estaria aqui no dia de hoje se não tivesse a certeza absoluta de que é possível viabilizar o curso de medicina para essa região", garantiu Borghetti. "Temos condições técnicas para a implantação do curso", disse. Conforme Cida, os requisitos para o curso foram cumpridos, já que, no próximo ano deve ser inaugurado o Hospital Regional de Cornélio Procópio.

O prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, destacou que o curso beneficiará todo o Norte Pioneiro, tal qual a inauguração do curso de odontologia em Jacarezinho.

De acordo com a reitora da Uenp, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, a tramitação do processo é um sonho da comunidade acadêmica. "Entendemos que é o primeiro passo, mas estamos esperançosos. O curso trará um benefício muito grande para as 46 cidades da região. Isso significa mais saúde para a população que é carente. A saúde é o bem maior que podemos oferecer", disse.

A instituição será a sexta universidade estadual a ofertar o curso de Medicina. Anualmente, são oferecidas 240 vagas para os cursos de medicina nas universidades estaduais de Londrina, Maringá, Ponta Grossa e do Oeste do Estado. Em 2019, a Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), em Guarapuava, ofertará 40 vagas para o curso de medicina.