Ciclone causa rajadas de vento de 103 Km/h no RS
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 10 de junho de 2008
Sandra Hahn<br>Agência Estado 
Porto Alegre- O Rio Grande do Sul registrou fortes rajadas de vento após a formação de um novo ciclone extratropical entre a costa do Estado e do Uruguai, anteontem à noite. O 8º Distrito de Meteorologia, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), registrou vento de 103,7 km por hora às 4h da madrugada em São José dos Ausentes, nordeste gaúcho. No Estado, as rajadas oscilaram entre uma média de 60 e 90 Km/h, informou o meteorologista Flávio Varone. A formação de ciclones extratropicais é comum no outono e inverno.
O ciclone estava associado a uma massa de ar frio de origem polar, que reduziu as temperaturas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) registrou mínima de 3,2 graus negativos em Urubici, no Planalto Sul catarinense, ao amanhecer de ontem.
Os ventos derrubaram postes e afetaram a rede elétrica em vários pontos do Rio Grande do Sul. Ao final da tarde, 5,5 mil consumidores estavam sem eletricidade na área de atendimento da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), que abrange 72 municípios, incluindo a capital.
Segundo o Epagri/Ciram, nevou na cidade de Urupema na madrugada e os termômetros registraram 1,7ºC negativos. A previsão é de que as temperaturas continuem em queda no Estado ao longo da semana.


