Chuvas não amenizam drama das queimadas em MT
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 09 de setembro de 1999
por Nelson Francisco 
Cuiabá, 10 (AE) - As chuvas que ocorreram hoje em Mato Grosso não amenizaram o drama das queimadas no Estado. Houve precipitações na região oeste, segundo o coordenador da Defesa Civil do Estado, Domingos Henrique Iglésias. Os maiores focos de incêndios concentram-se ao norte de Mato Grosso, onde a visibilidade prejudica os trabalhos das equipes da força-tarefa enviada ao Estado pelo governo federal. Os fortes ventos, vegetação seca e baixa umidade ajudam na propagação do fogo em áreas extensas de fazendas, reservas ecológicas e terras indígenas.
A previsão do tempo para domingo em todo o estado de Mato Grosso, segundo o 9º distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), é de tempo parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuvas isoladas na região Noroeste. Nas demais áreas tempo parcialmente nublado com névoa seca. Temperatura estável com máxima de 39°C e mínima de 19°C. Ventos na direção Nordeste/Norte com intensidade fraca a moderada.
Todas as ações ligadas a prevenção de queimadas no Brasil serão intensificadas a partir da liberação de R$21 milhões aprovados esta semana pelo Senado Federal visando impedir que no próximo ano o problema tenha as mesmas proporções deste ano. Os recursos serão usados para melhorar o sistema de monitoramento, ampliar o programa de brigadas municipais de combate ao fogo, capacitação e aparelhamento do Corpo de Bombeiros . A informação foi dada hoje pela manhã pelo ministro do Meio Ambiente , José Sarney Filho, numa reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente - Conama quando o ministro convidou vários governadores dos estados da Amazônia, entre eles o governador de Mato Grosso Dante de Oliveira (PSDB) e o deputado federal Ricarte Freitas (PSDB/MT).
A estratégia visa conscientizar o país a ter mais cuidado com o uso de fogo durante o período de estiagem, entre os meses de julho a setembro. Para o deputado Ricarte de Freitas a decisão mais importante da reunião do Conama foi de envolver outros ministérios que também tem responsabilidade com o meio ambiente, tais como do Turismo, Transporte, Saúde , Reforma Agrária e Agricultura.


