Chuva provoca estragos no Sudoeste
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
Michele Aligleri e Micaela Orikasa <br> Reportagem Local 
Londrina - De acordo com a Defesa Civil Estadual, pelo menos mais seis municípios foram afetados de forma mais intensa pelas chuvas dos últimos dias. Foz do Iguaçu, Guarapuava, Nova Esperança do Sudoeste, Relaeza, Salto do Lontra e Santa Izabel do Oeste, localizadas no Sudoeste, Sul e Oeste do Estado, sofreram com as fortes enxurradas. Conforme o capitão Eduardo Gomes Pinheiro, chefe da sessão de Planejamento da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná, 2.294 pessoas foram diretamente afetadas, sendo que 145 ficaram desalojadas e 44, desabrigadas nos municípíos de Salto do Lontra e Santa Izabel.
A previsão de mais chuva para o fim de semana aumenta a preocupação, destaca Pinheiro. ''Passamos as informações dos alertas meteorológicos para os municípios. O mesmo volume de chuvas pode ter comportamento diferente dependendo da região. Como a terra já está bem úmida pode ser que haja novas ocorrências de alagamento e se houver ventos podemos ter outros estragos'', explicou.
Além destes, outros municípios também registraram ocorrências. Em Apucarana houve queda de árvores e em Jandaia do Sul ao menos uma casa foi destelhada no Conjunto Habitacional Arnaldo Bozato. Em Maringá, os ventos chegaram a 66 km/h. A Defesa Civil do município registrou queda de três árvores - uma delas atingiu uma residência. Conforme Claudemir Celestino, gerente de prevenção de riscos da Defesa Civil, a previsão de chuva para este final de semana preocupa. ''Estamos de prontidão, mas não há alerta de chuva mais intensa. Não registramos destelhamento, o nosso índice deste tipo de ocorrência é baixo devido à quantidade de árvores. Elas servem como barreira natural e detêm o vento'', explicou.
Cuidados
O capitão Eduardo Gomes Pinheiro disse que a primavera e o verão são as estações que concentram o maior número de desastres provocados pela chuva. ''Quando a pessoa percebe que pode ter um temporal ou uma chuva violenta, o ideal é sair da rua e buscar abrigo'', disse.
Serviço:
O telefone de emergência da Defesa Civil é 199 e do Corpo de Bombeiros é 193.


