São Paulo, 01 (AE) - A Ano Novo chegou com muita chuva no Vale do Paraíba. Em São José dos Campos, casas e carros ficaram alagados. Na avenida Jorge Zarur, meia hora antes da virada, um ônibus da Viação Capital do Vale foi impedido de continuar seu trajeto por causa da força das águas do Córrego do Vidóca. A água subiu 1,2 metros apavorando os passageiros, que tiveram que ser socorridos pelo Corpo de Bombeiros. Ninguém ficou ferido.
A chuva causou ainda muita confusão no trânsito. Pelo menos seis carros foram arrastados. Três acidentes deixaram motoristas presos nas ferragens. Não houve mortos.
Sem ter por onde sair, a água subia initerruptamente. O estacionamento de um shopping ficou completamente alagado, assim como pontos de ônibus e casas. Na Vila Anhembi a água invadiu várias residências e três famílias foram desalojadas, tendo que ser transferidas para casa de parentes. Móveis e eletrodomésticos que estavam nas casas ficaram destruídos. A tempestade causou danos em oito pontos da cidade, entre eles, na Avenida Cassiano Ricardo, Jardim Satélite, Bairro Colinas e zona sul.
Segundo a Defesa Civil, em três horas de chuva foram registrados 104 milítimetros de água por metro quadrado, o equivalente a quantidade medida em um mês. Esta foi a mesma quantidade de água registrada na maior chuva que caiu sobre São José dos Campos em março do ano passado, porém os danos foram menores, segundo voluntários da Defesa Civil.
A chuva também atingiu Campos do Jordão. A Defesa Civil registrou deslizamentos em três bairros localizados nos morros. Na Vila Pica-Pau a terra cedeu e um muro caiu sobre uma casa, destruindo cerca de 70% da construção. A moradora Odete dos Santos, de 52 anos, contou que ouviu um estouro e depois viu a parede da sala cair. Ela e a neta Elaine Job Freire, de 11 anos, tiveram escoriações pelo corpo e foram socorridas por populares. Outras duas casas dos bairros Britador e Morro das Andorinhas foram atingidas por deslizamentos e as famílias foram transferidas para casas vizinhas.
A Defesa Civil atendeu cerca de dez chamados. A chuva atingiu ainda o centro de Campos do Jordão, alagando a Avenida Frei Orestes Girardi, uma das principais da cidade. Segundo o Centro de Previsão do Tempo do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) de Cachoeira Paulista, uma frente fria que se aproxima da região vai causar mais chuvas no Vale do Paraíba.