São Paulo, 26 (AE) - Pouco mais de duas horas de chuva fraca, mas intermitente, em São Paulo, no horário de rush matutino, causaram hoje (26) 120 quilômetros de congestionamento
apenas 2 a menos do que o recorde do ano durante o período da manhã. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), apesar do registro de alguns veículos quebrados e pequenas colisões, foi a chuva a causa da lentidão verificada no tráfego nas principais avenidas da cidade.
O segundo maior congestionamento anual da manhã ocorreu às 10 horas, de acordo com as medições de tráfego da CET. Pouco depois do início da chuva, às 8h30, a cidade já registrava 105 quilômetros de lentidão. A situação começou a melhorar a partir das 10h30 e voltou à normalidade a partir das 13h30, quando havia 45 quilômetros de congestionamento.
Doutor Arnaldo - No início da tarde, o trânsito ainda estava bastante lento na Avenida Doutor Arnaldo, zona oeste, sentido Sumaré-Consolação, desde a Estação Sumaré do Metrô até a região da Avenida Rebouças. Havia lentidão também na Avenida 9 de Julho, sentido centro-bairro, desde a Rua Estados Unidos até a Avenida São Gabriel, na região dos Jardins.
Jundiaí - A concessionária AutoBan, que administra o Sistema Anhanguera-Bandeirantes, liberou o acesso da Rodovia dos Bandeirantes para a Via Anhanguera no km 62, região de Jundiaí, no interior, somente às 14h30. O acesso foi interditado depois de uma série de colisões ocorridas durante a manhã, por causa da chuva, na pista sentido interior-capital da Bandeirantes.
Na Via Anhanguera, havia no início da tarde 4 quilômetros de congestionamento no sentido interior-capital, próximo das obras para construção de uma ponte no km 132, em Limeira. No Sistema Anchieta-Imigrantes, o trânsito esteve normal. Mas a Operação 4x3 (descida para o litoral sul pela Via Anchieta e subida pela Rodovia dos Imigrantes) foi antecipada pela Ecovias, concessionária do sistema, e vigorou desde as 9 horas, por causa de um acidente ocorrido durante a manhã.
Marginal - Também pela manhã, o motorista teve de redobrar a atenção no trecho da Via Dutra próximo de Guarulhos. Na chegada à capital, as pistas escorregadias e o trânsito complicado na Marginal do Tietê provocaram 3 quilômetros de congestionamento na via local.

mockup