Chuva: fevereiro registra média superior à normal em SP
São Paulo, 26 (AE) - O mês de fevereiro chega ao fim com um volume de chuvas superior à média normal. Até a tarde de hoje, a estação do Mirante de Santana, do 7º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), registrava o total de 384,6 mm de chuva, índice bem acima da média do mês que é de 232,7 mm. Apesar do alto índice, o total de chuvas até agora não chega a superar o registrado no mesmo mês no ano passado. Em 1998 foram registrados 394,2 mm de chuva em fevereiro.
Também não se pode falar em recordes, pois não chegou aos 445,5 mm ocorridos em fevereiro de 1995. Para os meteorologistas as chuvas não surpreendem. "Fevereiro é época de chuvas", lembra Ernesto Alvim, meteorologista do Inmet. Contudo, a situação do Oceano Atlântico, onde as águas estão com uma temperatura ligeiramente acima do normal, pode estar influenciando o clima em São Paulo. "O aquecimento da água do mar favorece maior evaporação formando áreas de instabilidade e chuvas", explica Ana Lúcia de Macedo, meteorologista da empresa Climatempo.
Há também a possibilidade do fenômeno climático La Niña, resfriamento das águas do Oceano Pacífico, estar relacionado com o alto índice de chuvas em São Paulo. De acordo com estudos feitos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em anos que ocorrem La Niña, no Estado de São Paulo, as chuvas tendem a ficar na média ou acima da média no mês de fevereiro. Fim de semana - As chuvas podem atrapalhar o fim de semana do paulistano. áreas de instabilidade cobrem o Estado de São Paulo e mantêm o tempo encoberto em todas as regiões. Na capital, o sol aparece entre muitas nuvens, mas o tempo abafado deve provocar pancadas de chuva a qualquer hora do dia.





