Imagem ilustrativa da imagem Chuva derruba muro do cemitério de Arapongas
| Foto: Divulgação / Prefeitura de Arapongas

Um grande temporal atingiu a cidade de Arapongas no final da tarde de sábado (27) causando estragos em diversos pontos do município localizado a 36 km de Londrina. Um dos locais mais afetados foi o entorno do cemitério municipal onde parte do muro caiu. Também houve alagamento no Estádio Municipal José Luís Chiappin e nas regiões do Parque das Nações, Parque Industrial, Cemitério Jardim Mônaco, Dona Martinha e Jardim Dona Pina.

Imagem ilustrativa da imagem Chuva derruba muro do cemitério de Arapongas
| Foto: Pedro Marconi

A Prefeitura Municipal de Arapongas, por meio da Secretaria do Meio Ambiente( Seaspma) e a Companhia de Desenvolvimento de Arapongas (Codar), deu início a serviços emergenciais ainda na noite de sábado (27), logo após o término das chuvas e programou a retomada das atividades para a manhã deste domingo (28). “Queremos evitar que outra parte do muro [do cemitério] venha a cair, por isso, amanhã (28) pela manhã faremos mais essa retirada. O local está interditado”, disse o secretário Renan Manoel.

Imagem ilustrativa da imagem Chuva derruba muro do cemitério de Arapongas
| Foto: Pedro Marconi

A equipe da Codar agendou para segunda-feira (29) o trabalho de reconstrução do muro do cemitério que foi danificada. No final de semana também foi realizada limpeza de ruas do Parque das Nações, onde uma forte enxurrada levou parte das estruturas de paver do local.

Sanepar interrompe abastecimento de água

A Sanepar informa que precisou interromper o tratamento de água em Arapongas na manhã deste domingo (28), devido ao do excesso de turbidez dos dois ribeirões que abastecem a cidade, o Frouxo e o Apertados. Isso afeta o abastecimento da maior parte da cidade. Apenas as regiões abastecidas por poço continuam recebendo água (bairros Jardim Interlagos, Araucária, Conjunto Corina Pugliese e parte do Jardim Perobas).

A previsão é que a normalização ocorra na madrugada de segunda-feira (29). Empregados da Sanepar trabalharam, durante a madrugada, na limpeza do canal de bombeamento para retirar o grande teor de sólidos carreados pela chuva ocorrida na noite de ontem. O Ribeirão Frouxo chegou a sair um pouco do seu leito devido ao volume de água.

No entanto, às 5 horas da manhã de hoje (28), foi preciso parar o tratamento por falta de condições técnicas e operacionais. A orientação é para que façam uso racional da água. A Sanepar conta com a colaboração de todos. Clientes que possuem caixa-d’água domiciliar podem não ser afetados pelo desabastecimento. De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por pelo menos 24 horas. A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula. Para esta e outras informações utilize o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse sempre o site da Sanepar: www.sanepar.com.br.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1