São Paulo, 07 (AE) - A chuva dos últimos dias comprometeu a qualidade da água nas praias do litoral paulista. Hoje, 36 praias estavam impróprias para o banho, de acordo com medição realizada pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). Segundo técnicos da Cetesb, a chuva provoca o aumento de resíduos no mar, o que diminui a qualidade da água.
"Sempre que chove muito nós ficamos preparados para a elevação no número de praias impróprias", diz a gerente do setor de águas litorâneas da Cetesb, Claudia Lamparelli. Ela explica que a chuva forte arrasta uma quantidade maior de esgoto para a água. "Tanto é que não aconselhamos banhos de mar nas 24 horas posteriores a uma chuva forte", completa. A chuva também arrasta a sujeira que fica depositada na areia.
A situação se agrava, segundo Claudia, com o aumento da população litorânea na época das férias. "A quantidade de esgoto é bem maior", justifica. Ela lembra que no dia 28 de dezembro, apenas dez praias estavam impróprias. Hoje, eram 36, a maioria delas no Litoral Sul. A situação é mais grave em Santos, onde todas as praias foram consideradas impróprias.
Segundo Claudia, a situação tem melhorado nos últimos anos, principalmente por causa de investimentos realizados pelas prefeituras e pelo governo estadual no tratamento do esgoto. "No ano passado a situação era ainda pior, mas os investimentos ainda não foram suficientes para sanar todo o problema", diz.