Chuva deixa 14 mortos em Pernambuco e Alagoas
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 01 de agosto de 2000
Ari Cipola e Fábio Guibu Agência Folha De Maceió, AL e Recife, PE 
Catorze pessoas morreram ontem em Pernambuco e Alagoas em consequência das chuvas que atingem os dois Estados. Os governadores Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e Ronaldo Lessa (PSB-AL) requereram ajuda das Forças Armadas para conseguir equipamentos adequados ao resgate de pessoas isoladas pelas águas. O presidente Fernando Henrique Cardoso decidiu, no final da tarde, enviar as Forças Armadas para ajudar no socorro às vítimas da chuva.
Há cerca de 27 mil desabrigados nos dois Estados. Segundo os bombeiros, pelo menos 13 pessoas morreram entre segunda e terça-feira em Pernambuco. Até o fim da tarde de ontem, quatro corpos estavam sendo procurados em meio à lama nos municípios de Jaboatão dos Guararapes e Água Preta.
Entre os mortos alagoanos, estavam duas crianças de Maceió. Maria Cristina Paulo dos Santos, 12, e seu irmão, Emerson, 6, morreram soterrados enquanto dormiam no bairro Benedito Bentes 2.
As outras sete mortes confirmadas em Alagoas ocorreram em Murici, União dos Palmares e São Luiz do Quitunde. Na tarde de ontem, Murici estava com 50% de sua área urbana inundada. Em São Luiz do Quitunde, o Corpo de Bombeiros tentava resgatar 30 trabalhadores rurais da Fazenda Raízes.
O Corpo de Bombeiros do Estado não conseguia chegar a 12 municípios, cujas estradas de acesso estavam interditadas por queda de barreiras.
A principal rodovia de ligação do Nordeste com o Sul do país, a BR-101, ficou o dia todo interditada em decorrência de queda de barreiras. Sem previsão de liberação do tráfego, a Polícia Rodoviária Federal recomendava aos motoristas que continuassem a viagem apenas amanhã (hoje).


