Agência Estado
e Redação
Uma chuva de granizo, por volta das 19 horas de quinta-feira, danificou cerca de 800 casas em Irati, a 155 quilômetros de Curitiba, no Sul do Paraná. As pedras de granizo caíram durante 20 minutos na periferia da cidade e próxima da zona agrícola, o que causou perdas nas lavouras de fumo, feijão e milho. A prefeitura estima que vai precisar de cerca de R$ 90 mil para recompor as residências com telhas de amianto.
O estoque de lonas plásticas acabou na cidade, porque a prefeitura comprou 22 mil metros do material cobrindo provisoriamente as residências. Segundo o prefeito Luiz Rodrigo Hilgemberg, a maioria das casas atingidas é coberta com telhas de amianto, o que aumentou o problema, pois a reposição é mais difícil. Serão necessárias 32 mil telhas.
A prefeitura termina hoje um levantamento dos prejuízos da área urbana e rural. Quatro escolas foram destelhadas e também algumas repartições públicas da cidade. Ontem, no fim da tarde, uma nova chuva de granizo voltou a cair na região. Por causa disso, a Defesa Civil municipal foi acionada e iria ficar de plantão na noite de ontem.
O prefeito disse que os prejuízos também foram grandes no interior do município. As regiões de Monjolo, Rio Corrente I e II, Pedra Preta e Águas Claras tiveram suas lavouras destruídas. Junto com as plantações de fumo, feijão e milho, também foram completamente destruídos os plantios de subsistência das famílias.