Os estragos provocados por temporais em Londrina causaram apreensão em moradores de todas as regiões da cidade. O sentimento de medo foi ainda maior em bairros carentes da zona norte, uma das mais afetadas pela forte chuva que atingiu o município na tarde do último sábado (23). No assentamento Nossa Senhora Aparecida, moradores viveram momentos de pânico durante o vendaval que além de arrancar telhas e chegou a derrubar paredes de algumas moradias.

“Foi desesperador ouvir as mensagens de áudio e os vídeos que chegaram aos montes durante a chuva de sábado no grupo de moradores que a gente tem no watsapp. Muitas mães agoniadas gritando por socorro pois estavam com medo de que a chuva derrubasse suas casas e matassem seus filhos. Foi um sufoco muito grande”, comentou a líder comunitária Walkíria Moreno, que integra a associação Amigas do São Jorge, bairro vizinho ao assentamento Nossa Senhora Aparecida.

Imagem ilustrativa da imagem Chuva causa medo e destruição na Zona Norte de Londrina
| Foto: Isaac Fontana/FramePhoto/Folhapress

Uma das mensagens citadas por ela foi enviada pela dona de casa Ana Paula Assunção. “Choveu tão forte que quebrou a calha do telhado e começou a molhar tudo dentro de casa. Fiquei com medo da chuva derrubar as paredes e matar meu filho de um ano que estava comigo. Por isso comecei a pedir socorro pelo celular”, detalhou a moradora. “Minha casa balançava toda, minha filha mais nova começou a gritar que a gente ia morrer. Foi desesperador”, contou a dona de casa Débora Ramos da Silva, que está grávida de seis meses, e teve o telhado e as paredes de sua casa atingidas pelo temporal.

Imagem ilustrativa da imagem Chuva causa medo e destruição na Zona Norte de Londrina
| Foto: Isaac Fontana/FramePhoto/Folhapress

Uma das situações mais graves foi vivenciada pela catadora de reciclagem Josiani Silva.“Eu e meu marido saímos pra levar nossas duas filhas a uma festa infantil aqui no bairro. Pouco depois depois da chuva ter começado, recebemos uma mensagem de áudio do meu filho de 15 anos dizendo que o vento tinha levado o telhado e derrubado as paredes da nossa sala. A gente tinha acabado de reformar os estragos causados pela chuva que destelhou a nossa casa há cerca de dois meses e quando chegamos vimos quase tudo destruído de novo. O medo é tão grande que quando olho pro céu e vejo que nuvens de chuva estão se formando eu já entre em desespero. Meu receio é que qualquer hora a casa caia inteira com meus filhos dentro”, comentou.

Diante do cenário desolador, lideranças comunitárias se uniram para ajudar os moradores locais a reformar os imóveis atingidos pelo temporal. “Essa chuva de sábado foi uma das mais fortes que a gente presenciou. Dezenas de casas foram atingidas. Por isso, estamos fazendo uma campanha pedindo doações para comprar telhas e outros materiais de construção. É uma forma de aliviar o sofrimento de quem já leva uma vida tão difícil”, informa Walkíria Moreno. Ela informa que as contribuições podem ser feitas via Pix pelo número do seu celular (43) 99160-7896.