Chefe comunista russo prega nacionalização dos bancos
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 09 de fevereiro de 2000
Moscou, 09 (AE-AP) - O líder do Partido Comunista Russo, Gennady Zyuganov, disse hoje (09) que, se for eleito presidente, irá reescrever a constituição e reestatizar bancos da Rússia, a exploração de petróleo e instalações energéticas.
Zyuganov terminou em segundo lugar, atrás de Boris Yeltsin, nas eleições presidenciais de 1996. Acredita-se que ele tenha poucas chances agora contra o presidente em exercício Vladimir Putin, cuja popularidade foi impulsionada por suas duras posições na ofensiva militar na Chechênia e por sua imagem de um homem de ação.
Numa entrevista coletiva hoje, Zyuganov afirmou que os russos poderão escolher entre líderes associados com Yeltsin ou buscar um novo momento com os comunistas.
"A Rússia irá escolher agora com quem irá caminhar para o século 21: com os herdeiros de Yeltsin... ou irá a Rússia escolher aqueles que por uma vez por todas irá afastar o vergonhoso legado do yeltsinismo e liderar a Rússia para um renascimento e grandeza nacional?", disse Zyuganov, segundo a agência de notícas Interfax.
A fórmula de Zyuganov para restaurar a grandeza da Rússia inclui trazer de volta ao controle estatal as reservas naturais e os setores de combustível e energético, um monopólio estatal da venda de álcool e um forte controle governamental sobre bancos e companhias de seguros, divulgou a Interfax.
Ele também afirmou que propriedades "roubadas durante a selvagem privatização têm de retornar aos cidadãos e ao estado".