Caracas, 05 (AE-DOW JONES) - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse hoje (05) que a nova Constituição deve incluir uma política econômica que não seja nem neoliberal nem estatizante. Chávez defendeu um sistema econômico no qual o Estado atue como uma "mão visível" que, junto com a economia de mercado, crie um "ponto de equilíbrio". Dogmas do mercado e do Estado devem ser evitados, assim como a adoção de modelos econômicos estrangeiros, afirmou o presidente.
Em discurso aos membros da Assembléia Constituinte transmitido ao vivo pela tevê, Chávez disse ainda que a nova Constituição, que será a 26ª. da Venezuela, precisa incluir a política social e "os direitos humanos". Os aliados de Chávez controlam 92% da Assembléia, que foi formalmente instalada na terça-feira passada.
O projeto da nova Constituição deverá estar pronto até o fim do ano e a votação está prevista para o início do próximo ano. O presidente afirma, no entanto, que a votação poderá ocorrer até novembro, para que um novo Congresso seja eleito em dezembro. Ele também apresentará um projeto de Constituição que será discutido pela Assembléia. Chávez afirma que o país precisa de uma nova Constituição para mudar sua cultura de política corrupta.

mockup