São Paulo, 12 (AE) - Quatro pessoas foram encontradas mortas ontem (11) à noite - entre elas três menores - com vários tiros, na esquina das ruas Carvalho do Brasil e Flor de Maio, na região de Itaquera, zona leste de São Paulo. Foi a terceira chacina do ano registrada na região metropolitana do Estado, totalizando dez mortes.No ano passado, de acordo com dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública, foram registradas 88 chacinas, com 302 mortos. Houve apenas um crime do gênero a menos do que em 1998.
Eram 22 horas quando os moradores da região ouviram tiros. Assustados, ligaram para o número 190 da Polícia Militar, mas era tarde: os quatro rapazes já estavam mortos na calçada. Os assassinos fugiram sem deixar pistas. Nenhum morador do bairro conseguiu dar aos policiais alguma descrição dos criminosos.Os corpos foram levados para o Instituto Médico-Legal (IML), em Artur Alvim, na zona leste. As vítimas foram identificadas como: Vladimir Teixeira dos Santos, de 16 anos, Ricardo Izidoro, de 16, Jackson Leal, de 14, e Rubens Bezerra de Mello, de 20.
O caso foi registrado no 63.º Distrito Policial, na Vila Jacuí. Uma equipe do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) vai investigar o caso. A polícia suspeita que o crime possa ter sido motivado por vingança ou acerto de contas.
Números - No ano passado, das 88 chacinas registradas na região metropolitana do Estado, 47 ocorreram na capital, somando 154 mortes. Nos municípios da Grande São Paulo foram registrados 41 casos, com 148 assassinatos.