Curitiba - O cerco a suspeitos de participar do roubo a uma agência da Caixa Econômica Federal em Curitiba resultou em mais três mortes e cinco prisões na noite desta segunda-feira (30). Um assaltante já havia sido morto em confronto com policiais pela manhã.

Foram apreendidos quatro carros, cinco armas, munições, dois coletes balísticos e miguelitos
Foram apreendidos quatro carros, cinco armas, munições, dois coletes balísticos e miguelitos | Foto: Soldado Amanda Moraes/Sesp

Os suspeitos foram localizados na região da agência, no bairro Tatuquara, onde uma operação envolvendo cerca de 150 policiais militares e civis procurava pelo restante da quadrilha, que conseguiu escapar utilizando clientes do banco como escudo humano durante a ação.

De acordo com a polícia, três suspeitos detidos na área, já à noite, informaram que haveria uma tentativa de resgate a membros do grupo que haviam se escondido em um matagal nas proximidades.

Uma equipe que patrulhava a região localizou e perseguiu um carro que circulava nas imediações. Três homens teriam abandonado o veículo e se embrenhando na mata. Segundo o tenente-coronel Rui Barroso, comandante do Bope (Batalhão de Operações Especiais), os criminosos responderam com tiros ao serem abordados por policiais e acabaram mortos. Eles estavam armados com dois revólveres calibre 38 e uma pistola 380.

Outras duas pessoas que estavam no carro foram presas. Foi encontrado com elas um malote bancário, com cerca de R$ 40 mil, que a polícia acredita ser da agência assaltada.

De acordo com Barroso, o homem e a mulher detidos no veículo admitiram que estavam colaborando com o resgate de pessoas envolvidas no roubo da agência. A polícia vai investigar se eles também ajudaram na execução do assalto. A possibilidade de envolvimento direto não é descarada.

A operação — que envolveu 25 viaturas do Bope e um helicóptero helicóptero do Batalhão de Operações Aéreas — começou aproximadamente às 10h de segunda e se estendeu até por volta de 4h da manhã desta terça-feira (1º). De acordo com Barroso, a polícia continuaria em ação na região para localizar outros possíveis integrantes do grupo.

“Segundo testemunhas, a ação da quadrilha que ocorreu pela manhã envolvia de oito a dez pessoas”, disse o comandante do Bope, em entrevista coletiva no Quartel do Comando Geral da PMPR (Polícia Militar do Paraná).

“Mantemos o patrulhamento ostensivo no perímetro do roubo. Paralelamente a isso, em ação integrada, a Polícia Civil segue nas investigações, porque não temos precisão no que diz respeito a quantas pessoas participaram”, explicou.

Além do dinheiro, foram apreendidos na operação quatro carros, cinco armas de fogo, munições, dois coletes balísticos e miguelitos (peças de metal usadas para furar pneus de carros durante a fuga).

INQUÉRITO

O delegado-titular do Cope (Centro de Operações Policiais Especiais), Rodrigo Brown de Oliveira, disse que tem “praticamente certeza” de que os quatro suspeitos mortos participaram do assalto com reféns à agência.

Já os cinco detidos foram autuados em flagrante por associação criminosa, porte de arma e receptação. As origens, antecedentes e o grau de participação de cada um no assalto serão investigados. Segundo o delegado, é provável que mais pessoas estejam envolvidas.

“Existe uma grande chance, pois geralmente não são apenas as pessoas que entram no banco. Existem olheiros e outros bandidos responsáveis por prover meios de fuga. Às vezes, tem gente que fornece informação privilegiada dentro da agência, dizendo a melhor hora para agir e o local onde o dinheiro fica guardado. Sempre tem mais gente”, explicou. “As coisas aconteceram muito rápido, então a gente, por enquanto, não pode afirmar as coisas com certeza.”

Os suspeitos e as informações obtidas até o momento serão passados para a PF (Polícia Federal), responsável por investigar assaltos à Caixa. Segundo Brown, um dos suspeitos mortos era foragido da polícia de Santa Catarina. A Polícia Civil catarinense teria reconhecido uma das armas longas utilizadas no roubo em Curitiba como tendo sido utilizada em outros assaltos no Estado vizinho. Duas espingardas calibre 12 foram apreendidas. A polícia investigará se o grupo praticou outros roubos no Paraná.

mockup