Rio, 07 (AE) - Cerca de 20% dos 1.863 taxistas de Niterói, município do Grande Rio, correm o risco de perder a carteira de habilitação por terem ultrapassado ou estar próximos do limite de pontuação por infrações - 20 - prevista no Código de Trânsito Brasileiro. O levantamento foi feito pelos sindicatos dos Taxistas de Niterói e das Associações e Cooperativas do Estado do Rio de Janeiro (Sindicat), que representa as oito cooperativas da cidade. A categoria reclama estar sendo multada pela prefeitura até mesmo durante o embarque do passageiro e ameaça fazer greve.
O novo código de trânsito estabelece para os infratores, além de pesadas multas, limite de 20 pontos, que só são anistiados depois de completado um ano da aplicação da multa. Ao extrapolar o limite, o motorista tem a carteira de motorista automaticamente cassada por um ano e é obrigado a fazer um curso de reciclagem sobre normas de trânsito.
De acordo com o presidente do Sindicat, Paulo César Mendes, entre março de 1998 e março deste ano foram emitidas 1.320 multas pela prefeitura de Niterói, a maioria - cerca de 70% - por estacionamento proibido, de R$ 117,24. "Estamos sendo multados até no embarque e no desembarque de passageiros", criticou Mendes, que hoje participou de uma reunião com representantes da prefeitura para discutir uma solução.
Acordo - Revoltados, os taxistas fizeram, buzinaços em dois dias. Pressionado, o prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, recebeu, ontem (06) à noite, uma comissão de representantes dos dois sindicatos para discutir a situação. A prefeitura fiscaliza a aplicação do código e a arrecadação é com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
"Na reunião de hoje eles prometeram rever todas as infrações cometidas por estacionamento proibido (cinco pontos na carteira) e por uso indevido de aparelho sonoro (três pontos)", disse Mendes, explicando que no caso da segunda infração os afetados são os cooperativados, que usam rádio-transmissor. Segundo ele, a infração por avanço de sinal (sete pontos), também comum entre os taxistas, não será revista.
O motorista José Monteiro, de 55 anos, dos quais 22 como taxista, está ansioso por uma solução. "Tenho dois filhos pra criar e se tiver a minha carteira cassada, não sei o que vou fazer." Em menos de um ano, Monteiro tem duas multas por estacionamento proibido e duas por avanço de sinal, que somam 24 pontos e R$ 700 de prejuízo.
Por enquanto o que está quase certo é a anistia das multas por estacionamento proibido", afirmou o sindicalista. O assessor de imprensa da prefeitura de Niterói, Mário Dias, nega a informação. Segundo Dias, a prefeitura vai estudar caso a caso e só depois dizer se as multas poderão ou não ser anistiadas. Ele explicou que os taxistas terão duas vagas na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari), órgão do município que estuda a suspensão de infrações.

mockup