Curitiba - Um trabalho voluntário e pioneiro no Brasil quer ajudar vítimas de queimaduras a superar problemas emocionais decorrentes das sequelas dos acidentes. A iniciativa é da psicóloga Deuza Avellar que, além da idéia, cedeu o espaço de sua clínica para a instalação do Centro de Reabilitação Emocional e Reintegração Social (Cerereso). Os trabalhos terapêuticos com o primeiro grupo de queimados começarão em 15 dias.
Deuza conta que a idéia surgiu quando ela esbarrou em algumas dificuldades no tratamento de uma paciente que sofreu queimaduras na infância. ''Ela me procurou por outras questões existenciais, mas durante o tratamento descobrimos que a maioria dos problemas estava relacionada ao acidente'', relatou.
Segundo a psicóloga, a paciente cobrava onde estariam as pessoas iguais a ela. E foi nesse trabalho de ''busca pelos iguais'' que Deuza se deparou com a inexistência de um trabalho específico com pacientes pós-traumáticos por queimadura. A preocupação, segundo ela, restringe-se ao tratamento físico.
A administradora de empresas, Andréa Bayer, 34 anos, a paciente que deu origem ao Centro disse que sofreu as queimaduras quando tinha um ano e meio de idade. Ela puxou uma caneca de chá quente que estava em cima de uma mesa, queimando parte do lado esquerdo do rosto pescoço, colo, braço e tórax. ''Enquanto criança não dava muita importância para isso. Foi na adolescência que comecei a me privar de algumas coisas. Não usava blusas sem mangas ou decotadas, tinha sempre os cabelos compridos e soltos, tudo para esconder as cicatrizes'', contou.
A expectativa de Andréa em relação à terapia de grupo é a de poder compartilhar com outras pessoas o que elas sentem. ''Já conheci uma pessoa que vai fazer parte do grupo e essa já foi uma parte interessante. Saber que existem outras pessoas com os mesmos problemas e que cada um reage de uma forma diferente'', afirmou.
O trabalho terapêutico será realizado às quintas-feiras e envolverá uma equipe multidisciplinar. O Cerereso funciona à Rua Domingos Nascimento, 535, no Bom Retiro. O telefone para contato é o (41) 338-8547.

mockup