O centro de Londrina vai receber uma grande festa na próxima terça-feira (16), a partir das 11h, na frente do Teatro Ouro Verde, no Calçadão, em mais uma edição da Vestibafest. A celebração deve reunir estudantes, professores, representantes da administração da UEL (Universidade Estadual de Londrina), e, claro, os vestibulandos ansiosos para descobrirem se o próprio nome consta na lista dos aprovados.

É a primeira vez que o evento, já tradicional, acontece no coração da cidade, uma iniciativa que se une a tantas outras de valorização da região central no ano em que Londrina completa o seu 90º aniversário.

O Vestibafest 2024 é uma iniciativa da UEL juntamente com o Grupo Folha de Londrina, em parceria com a Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina) e CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização). A lista dos aprovados sai ao meio-dia, quando serão distribuídos exemplares do encarte impresso, o mesmo que circula na edição da FOLHA da quarta-feira (17). No mesmo horário, a lista é publicada no portal da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos) da UEL.

Em 2024, a divulgação do resultado vem carregada de novos significados para os realizadores da Vestibafest. Para a UEL, é uma oportunidade de mostrar para toda a comunidade que a instituição também está presente fisicamente no coração da cidade, com alguns dos seus órgãos suplementares, como o Museu Histórico, a Casa de Cultura e o Teatro Ouro Verde, palco da festa da próxima terça-feira.

De acordo com Zilda Andrade, Pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), a escolha do Teatro Ouro Verde como cenário para a divulgação da lista dos aprovados é a demonstração de que a universidade está presente em outros espaços de Londrina, não somente no campus. “Demonstra também uma valorização da cultura e educação, que as universidades têm muito a oferecer não só ao londrinense, mas toda a sociedade do Paraná”, diz.

“Outro ponto a destacar é que a UEL faz parte da cidade de Londrina. Em seus 90 anos de história, a UEL está presente, a partir do seu reconhecimento, há 52 anos, contribuindo para o seu desenvolvimento regional e sendo destaque nacional e internacional. A cidade também contribui para o desenvolvimento da universidade. Esse ano temos também a celebração dessa relação da cidade com a instituição”, completa.

A UEL prepara um espaço para informações aos calouros e uma equipe para tirar dúvidas que podem surgir a partir do resultado do vestibular, numa operação que envolve vários setores da instituição. “Não apenas recepcionar os nossos novos estudantes, mas também dar a apoio e acolhimento aos ingressantes com informações práticas”, completa. O evento conta ainda com a participação de um DJ e animadores dando o tom de festa.

Para a professora Sandra Garcia, coordenadora da Cops, a divulgação do resultado do vestibular é um momento muito especial para a UEL, que recebe uma nova geração de estudantes que iniciam um processo formativo. “É quando a UEL se renova e amplia o seu papel social, um momento de muita comemoração”, diz.

No próximo vestibular, a novidade será o teste em fase única, com dois dias de provas que serão aplicadas apenas em Londrina. “A aprovação do novo modelo do vestibular pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) foi pautada nos resultados da avaliação. O direito à continuidade dos estudos é de todos que concluíram a educação básica, no entanto, infelizmente não temos vagas para todos e o vestibular existe por este motivo. Entendemos que o novo vestibular não perde a essência de ser uma prova interdisciplinar que instiga um processo formativo integrado que busca romper com o conhecimento fragmentado. A prova será um pouco mais condensada, mas sem perder o caráter de uma avaliação que requer leitura e interpretação”, afirma.

A Folha de Londrina é a principal parceira da UEL na realização do Vestibafest há mais de 15 anos e para o gerente comercial da FOLHA, Carlos Maistro, a realização do evento no Centro Histórico o torna ainda mais especial. “O Teatro Ouro Verde é um patrimônio histórico e cultural da cidade de Londrina e nos juntamos à Acil e à administração pública com ações que valorizem o centro. A sede da FOLHA está localizada nessa região, também fazemos parte dessa história”, destaca. A tiragem do encarte com a lista dos aprovados deve ser de 12 mil exemplares, sendo desses pouco mais de mil a serem distribuídos durante o Vestibafest 2024 e o restante encartado na edição da quarta-feira.

A parte da impressão do material exige uma operação especial. No dia do evento, representantes e auditores levam pessoalmente as informações para a diagramação do material, às 7 da manhã, que posteriormente é encaminhado para a impressão, tudo muito cronometrado para que o jornal chegue pontualmente ao meio-dia nas mãos dos vestibulandos.

“Mesmo na era do digital, continuamos apostando na incrível sensação de pegar o jornal e encontrar o próprio nome na lista dos aprovados, guardar a lembrança física para si, amigos e familiares de um dia tão especial”, analisa Maistro.

A expectativa de público, continua o gerente comercial da FOLHA, é das melhores. “Além da presença confirmada de alunos dos colégios Sigma, Positivo e Marista, esperamos o público da retomada depois da pandemia e das mudanças no calendário da própria universidade, com os resultados saindo em abril e maio. “Agora o pessoal está de férias e pode dar um pulinho na frente do Ouro Verde para participar conosco dessa grande festa”, comenta.

Os aprovados deverão fazer a pré-matrícula obrigatória entre 16 de janeiro e 6 de fevereiro, no Portal do Estudante, onde devem fazer o upload dos documentos pessoais e escolares, conforme descrito no Manual do Candidato. Na terça também será divulgada a relação dos classificados no Processo Seletivo e o Boletim de Desempenho do Candidato. Os resultados estarão disponíveis a partir das 14h e 18h, respectivamente, no portal da Cops. As provas do último concurso foram realizadas em 29 de outubro (1ª fase) e nos dias 26, 27 e 28 de novembro (2ª fase), para mais de 16 mil inscritos do Paraná, São Paulo e outros Estados. As aulas para os novos calouros da UEL começam no dia 17 de junho. A partir dessa data, a previsão é de que aconteça o alinhamento entre as atividades acadêmicas e o ano civil.