Centro de Zoonoses pode ir para antigo lixão
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 27 de julho de 2012
Davi Baldussi <br> Reportagem Local 
Londrina - O Aterro do Limoeiro, que funcionava como lixão, pode ser a sede do Centro de Zoonoses de Londrina. A informação é do secretário do Meio Ambiente (Sema), Gilmar Domingues Pereira. Conforme ele, a Sema, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a promotora do Meio Ambiente, Solange Vicentin, escolheram de forma conjunta o local.
Segundo Pereira, a área de aproximadamente 10 mil metros quadrados pode ser utilizada. O solo já foi perfurado para ser analisado. Dependendo do resultado, o IAP pode autorizar a construção no local.
Conforme o secretário, na próxima semana a Sema pretende encaminhar parecer para a Secretaria Municipal de Saúde, que será responsável pelo projeto do Centro de Zoonoses. ''A Secretaria de Sáude vai precisar submeter o projeto para aprovação do Ministério da Saúde'', explicou.
No ano passado, a Sema, que era comandada por José Faraco, chegou a divulgar que o Centro de Zoonoses seria erguido no Parque Municipal João Milanez, mais conhecido como Fazenda Refúgio, na Zona Sul de Londrina. Na última quinta-feira, a Secretaria Municipal de Gestão Pública derrubou a licitação que pretendia contratar uma empresa para a prestação de serviços de sondagem de solo e elaboração de projetos complementares para a construção de um Centro de Zoonoses na Fazenda Refúgio.
Isso porque a Fazenda Refúgio é uma Área de Preservação Ambiental (APA). Conforme Pereira, ''a sede da fazenda foi readaptada para receber um Centro de Tratamento de Animais Silvestres''. Segundo ele, a Sema está pleiteando um recurso de aproximadamente R$ 200 mil, junto ao governo federal, para equipar o local. A reportagem buscou contato com secretário de Saúde, Edson Souza, mas ele não foi encontrado e também não retornou as ligações.


