Os primeiros resultados do Censo Demográfico no Paraná serão divulgados a partir de dezembro. A coleta de dados realizada no Estado deve acabar no próximo dia 31, sem necessidade de prorrogação. A informação é do chefe de Divisão de Pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no Estado, Sinval Dias dos Santos. Ele explica que cerca de 90% da população paranaense já foi questionada e 88% dos dados já foram lançados.
Até ontem, em todo o País, já tinham sido recenseadas 146.860.768 pessoas. ‘‘No Paraná ainda não temos dados parciais’’, explicou Sinval. Ele acredita, no entanto, que falta recensear apenas as pessoas que nunca estão em casa e não retornam os recados que são deixados pelos pesquisadores. Para ele, a recepção dos moradores foi boa este ano, mas algumas pessoas, por motivos diversos, ainda não responderam às questões.
O departamento de Divisão de Pesquisa do IBGE considera os resultados da campanha realizada pelo Censo 2000 como satisfatória. ‘‘A campanha atingiu o público e os recenseadores não tiveram dificuldades na abordagem’’, avalia o chefe da divisão.
Este ano 11.342 recenseadores trabalharam para a coleta de dados no Estado, com um dos menores percentuais de desistência já registrados. ‘‘Não temos dados estatísticos, mas acreditamos que o percentual de desistência não ultrapassou 11%’’, salienta Sinval. Ele acrescenta que o índice considerado pequeno se explica também pela dificuldade de conseguir empregos.
Os recenseadores trabalhavam sem carga horária específica e ganhavam por produção. A principal dificuldade, segundo o chefe de divisão de pesquisa, foi o clima, com predominância de chuvas. ‘‘Em algumas semanas, os recenseadores puderam trabalhar apenas um dia por causa das chuvas’’, lamentou Sinval.
A dificuldade não resultou em atraso na coleta geral dos dados. O IBGE começa a divulgar os primeiros boletins informativos do Censo 2000 a partir do dia 31 de dezembro. Serão elaborados impressos, como mapas e infográficos e CD-ROM. A maior parte das informações está disponível na Internet, no site www.ibge.gov,br.
Para quem ainda não respondeu o Censo 2000, a Divisão de Pesquisa do IBGE, em Curitiba, informa que as visitas podem ser solicitadas pelos telefones (41) 322-4095 e (41) 224-5170.