Desde a meia-noite desta quinta-feira (12), centenas de romeiros passaram pelo Santuário Nossa Senhora Aparecida de Londrina, na vila Nova (região central), para comemorar o Dia da Padroeira do Brasil. Durante todo o dia, de hora em hora, foram celebradas missas em homenagem a uma das santas de maior devoção entre os católicos, um ícone nacional. Neste momento em que o mundo vivencia duas guerras e enfrenta sérias questões ambientais, as preces elevadas à padroeira continham não apenas desejos de ordem pessoal, mas pedidos de conforto para a humanidade.

“Estamos vivendo no mundo, neste momento, muitas tribulações. Climáticas, relacionais, falta de entendimento. Tudo por que falta olhar a essência e olhar Nossa Senhora na essência é olhar a humildade, olhar para aquilo que de fato importa e tenha a contribuir para que o ser humano possa de fato, ser humano”, destacou o pároco do Santuário de Londrina, padre Rodolfo Trisltz.

Imagem ilustrativa da imagem Celebrações à Padroeira convidam os fiéis a orarem pela coletividade
| Foto: Paulo Henrique Bonatti/Divulgação

Celebrar a padroeira e render a ela homenagens no seu dia, disse o pároco, é recordar “as premissas do humano” com o intuito de melhorar enquanto pessoa. “Precisamos respeitar o próximo, acolher, estar atentos às necessidades dos mais frágeis para que, assim, possamos construir uma humanidade de fé”, pregou Trisltz.

Em períodos turbulentos, como o que estamos vivendo, faz com que a visão de fé seja intensificada e o dia de orações dedicado à Nossa Senhora, orientou o padre, é o momento de pedir pela intercessão divina com o intuito de que todos alcancem o reino de Deus.

Oswaldo Mansano Junior
Oswaldo Mansano Junior | Foto: Simoni Saris - Grupo Folha

Foi com o pensamento nas questões que envolvem a coletividade que Oswaldo Mansano Junior pedalou de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) até o Santuário em Londrina. Além de aproveitar o momento de fé e oração para agradecer a Deus e à Nossa Senhora pela saúde, concentrou suas preces na paz mundial. “As pessoas, hoje, sofrem demais por falta de partilha. As pessoas estão muito egoístas, se esqueceram de que Jesus é o caminho e que a vontade de Jesus é simples, é você ser bom para você e para o outro.”

Imagem ilustrativa da imagem Celebrações à Padroeira convidam os fiéis a orarem pela coletividade
| Foto: Paulo Henrique Bonatti/Divulgação

Para Mansano Junior, a felicidade verdadeira consiste em fazer a vontade de Deus e viver segundo os seus preceitos. “Jesus espera isso da gente e Nossa Senhora aponta para Jesus. Nas suas aparições, Nossa Senhora pede apenas que as pessoas rezem por aquelas que não rezam”, disse. “A oração tem muito poder. O milagre acontece a partir do momento em que você pede com fé.”

Vanilde Fátima Assis Doretto aprendeu com os pais a alicerçar a sua vida na devoção à Nossa Senhora Aparecida. Ela vê na santa a figura materna e crê na infinita bondade maternal capaz de se desdobrar para atender a todos os desejos de seus filhos. “Tenho muitas experiências de intercessão de Nossa Senhora na minha vida. Quando nasceram meus filhos, se não fosse Nossa Senhora, eu estaria perdida pela minha saúde. Entrei em depressão e foi quando estava doente que me ensinaram a graça do rosário. Através do rosário, fui me levantando. O poder de Nossa Senhora é muito grande e o bonito é que ela não ficou com as orações para ela. Eu rezava o terço todos os dias e, um dia, ela me colocou assim: “leia a palavra”. Ela falou comigo que a palavra ficaria em meu coração e comecei a ler. Foi assim, por meio do rosário e da palavra, que Nossa Senhora ficou em minha vida e vai até o final.”

FESTA DA PADROEIRA

Imagem ilustrativa da imagem Celebrações à Padroeira convidam os fiéis a orarem pela coletividade
| Foto: Paulo Henrique Bonatti/Divulgação

As atividades de celebração ao Dia da Padroeira começaram no dia 30 de setembro, com as comemorações eucarísticas. A partir de 1 de outubro, teve início a programação religiosa e, neste dia 12, as homenagens à Nossa Senhora atingem o ápice, com a realização da Festa da Padroeira.

Além das missas que acontecem de hora em hora, com destaque para as celebrações das 15 e das 17 horas, comandadas pelo arcebispo de Londrina, dom Geremias Steinmetz, há ainda as atividades complementares, com a quermesse, onde funcionam as barracas de alimentação, e o parque de diversões montado na praça. Neste feriado, também funciona no Santuário um bazar onde são vendidos artigos religiosos e o velário, a sala de promessas e a tenda onde acontecem as bênçãos dos objetos.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, os fiéis contam com equipes de profissionais da saúde que estão aferindo pressão e o nível de glicose no sangue e um posto de vacinação foi instalado no local e irá funcionar durante todo o dia. Até as 16 horas, a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) estará no Santuário com o Fusca Amarelo, utilizado em ações de educação no trânsito com crianças, unindo às comemorações à Nossa Senhora às comemorações ao Dia das Crianças.

Às 18 horas, acontece a procissão pelas ruas do entorno do Santuário e às 19 horas, será o encerramento das comemorações, com a coroação da imagem da padroeira. O Santuário fica na rua Grajaú, 257, na vila Nova.