Celebração de fé
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 09 de dezembro de 2013
Érika Gonçalves<br>Reportagem Local 
A Catedral de Londrina ficou pequena para todos que foram participar da Celebração de Ação de Graças pelos 60 anos de Vida Sacerdotal e 40 anos de Ministério Episcopal de dom Albano Cavallin, arcebispo emérito de Londrina.
Aos 83 anos, ele relembrou com carinho de toda sua história, quando aos 7 anos de idade manifestou seu desejo de ser padre. Para a celebração vieram familiares dele, bispos de várias dioceses, além de padres, autoridades civis e religiosas, comunidades paroquiais e milhares de fiéis.
"Essa celebração é uma demonstração de amor a dom Albano, que tanto fez pela Igreja. Ele foi uma grande luz para Igreja de Londrina e deixou muitos exemplos. As palavras vão embora, mas os exemplos ficam", afirmou a aposentada Máuria Rosário da Silveira.
Em sua homilia, dom Albano reforçou a importância do diálogo entre as religiões e de não tentar mudar as pessoas. "Já disseram que quando se ganha uma discussão, se perde um amigo", destacou.
Um momento de grande emoção foi a saudação à Nossa Senhora da Conceição, cujo dia foi comemorado ontem. Coroinhas levaram até o altar uma pequena imagem, com a qual dom Albano todas as manhãs abençoa a Arquidiocese.
Ele também destacou uma de suas passagens bíblicas favoritas: "Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?" e conclamou as pessoas a se tornarem santas. A celebração se encerrou com um grande coro de "Parabéns à você".
Abençoado
Nesta semana, em entrevista à FOLHA dom Albano afirmou se sentir abençoado. "Toda minha vida, de manhã, tarde e noite, foi sempre a serviço de Deus e irmãos. Fui muito abençoado, pois em tudo que fiz encontrei muita receptividade das pessoas. E no meio de todas as respostas psicológicas ou sociológicas a respeito de vocação e profissão, tenho a certeza que a religiosa mistura-se com o dom de Deus."
Em sua mensagem no livro com o roteiro da celebração, dom Orlando Brandes, arcebispo de Londrina, relembrou a extensa colaboração de dom Albano à cidade, como a criação de novas paróquias, a realização das missões populares, a construção de Centro de Pastoral, a criação do Projeto Igrejas Irmãs, entre tantos outros, além do apoio aos seminaristas e padres. "Conduz tantas pessoas como conselheiro, confessor, orientador. Prepara sacerdotes para a orientação espiritual por meio da escola mística de São Francisco de Sales. Vibra com a palavra de Deus, criou o Dia da Palavra. Ama as Equipes de Nossa Senhora. É um homem de Deus", ressaltou.
Coroinha, dom Albano entrou para o seminário aos 10 anos e tornou-se sacerdote em 1953. Duas décadas depois, recebeu a nomeação episcopal e foi nomeado bispo auxiliar de Curitiba. Ele chegou à Londrina em 1992, quando tomou posse como terceiro arcebispo, permanecendo à frente da Arquidiocese até sua aposentadoria, em maio de 2006 e decidiu continuar morando na cidade.


