CCL notificada por vazamento de esgoto
PUBLICAÇÃO
domingo, 05 de setembro de 2004
Luciano Augusto<br> Reportagem Local 
Um transbordamento de esgoto na Casa de Custódia de Londrina (CCL) fez com que o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) notificasse o Instituto Nacional de Administração Prisional (Inap) no último sábado. A empresa responde pela administração da unidade e terá de comparecer ao escritório regional do órgão de fiscalização e defesa do meio ambiente para dar explicações sobre o vazamento e traçar um plano de reforma para a rede de esgotamento sanitário.
De acordo com o chefe regional do IAP, Ney Paulo, quando os fiscais estiveram na CCL o vazamento já havia sido controlado e, por isso, a empresa não foi autuada. O que chamou a atenção do IAP foi a grande quantidade de lixo que havia na rede. ''Dentro da CCL, os presos jogam todo o lixo pelo vaso sanitário. Aliado a isso, está a grande população carcerária'', comentou Ney Paulo. Ontem pela manhã, um caminhão-fossa de uma desentupidora esteve na unidade fazendo a limpeza da rede.
Ney Paulo deverá exigir da empresa que administra a prisão um plano para solucionar o problema. Também deve solicitar ações de educação ambiental entre os presos para que evitem jogar lixo na rede de esgoto.
A Folha apurou que o entupimento da rede estaria provocando transtornos na Casa de Custódia há pelo menos cerca de 10 dias. Por causa disso, os presos não estariam podendo usar os banheiros e chuveiros.
Desde sua inauguração, em novembro de 2001, a administração da Casa de Custódia foi terceirizada pelo Estado.
A Folha tentou falar com a direção da CCL mas foi orientada a procurar hoje o diretor da unidade, major Édison Marcos Tomaz. A reportagem também tentou contatar a direção do Inap em Curitiba mas não conseguiu.


