Católicos saem às ruas para celebrar Corpus Christi
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 01 de junho de 1999
Por Roldão Arruda 
São Paulo, 02 (AE) - Católicos de todo o mundo devem sair amanhã às ruas para a celebração de Corpus Christi, expressão latina que significa Corpo de Cristo. A festa religiosa, que data da Idade Média, tem como objetivo homenagear publicamente a Eucaristia - sacramento no qual a presença do corpo de Cristo se torna real e verdadeira, segundo a doutrina católica.
A principal característica da festa são as procissões, que tradicionalmente passam por ruas com tapetes de flores, pó-de-serra e outros tipos de ornamentos. No Brasil, com o aumento do desemprego, algumas comunidades decidiram neste ano estender roupas usadas pelas ruas. Após a procissão elas serão recolhidas e encaminhadas a serviços de assistência social.
Em várias cidades do interior do País a festa tem forte ligação com as tradições culturais locais e já se tornou atração turística. É o caso de Santana do Parnaíba, na Grande São Paulo, a 45 quilômetros da capital. Neste ano, seus moradores encomendaram 50 caminhões de serragem para ornamentar 3 quilômetros de ruas no centro histórico da cidade. Também serão utilizados materiais recicláveis e flores. Segundo os organizadores da procissão, será o maior tapete artesanal do Estado.
Na Arquidiocese de São Paulo, a festa não será centralizada na Catedral da Sé, como vinha ocorrendo há anos. Preocupado com o afastamento de fiéis da tradicional procissão, o arcebispo d. Cláudio Hummes sugeriu que cada uma das 270 paróquias da arquidiocese fizesse celebrações isoladas. O objetivo do arcebispo é estimular o reavivamento do testemunho público da fé, principalmente entre crianças e jovens. No ano 2000 a festa voltará a ser centralizada na Sé.
Agasalhos - Na Paróquia Nossa Senhora da Salete, na zona norte da cidade, a procissão de Corpus Christi será feita sobre colchas, toalhas e roupas doadas pela comunidade. Todo o material será enviado depois a serviços de assistência social. No interior do Estado, nas cidades de Lençóis Paulista e Bauru, os fiéis farão a ornamentação com roupas e agasalhos. Em Ibitinga serão utilizados tecidos bordados, típicos da região.
Na Diocese de Santo Amaro, que engloba a zona sul de São Paulo, a festa será centralizada no Santuário Terço Bizantino, onde atua o padre Marcelo Rossi. Segundo o bispo da região, d. Fernando Figueiredo, Corpus Christi também é a celebração da unidada Igreja.


