Cataguazes vai assumir responsabilidade por acidente
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 09 de abril de 2003
Agência Folha 
Belo Horizonte - Os representantes da Indústria Cataguazes de Papel e da Florestal Cataguazes, de Minas Gerais, assumiram ontem a ''co-responsabilidade'' da Florestal Cataguazes pelo vazamento de resíduos tóxicos que atingiu os rios Pomba e Paraíba do Sul. Afirmaram também que podem haver ''outros envolvidos'' no caso.
Há 12 dias, um reservatório das empresas, em Cataguases (MG), se rompeu. Milhões de litros de resíduos tóxicos do processo de fabricação de celulose vazaram, o que forçou a suspensão do abastecimento de água em cerca de 40 municípios de Minas Gerais e do Rio Janeiro.
''A Florestal Cataguazes não fugirá das responsabilidades que forem apuradas'', afirmou o advogado José Khattar, que, ao lado do advogado Fernando Pinheiro Pedro, reiterou a tese da divisão entre a Indústria Cataguazes de Papel que produz bobinas de papel por reciclagem e a Florestal Cataguazes empresa de reflorestamento que fornece lenha para geração de vapor nas caldeiras da Indústria Cataguazes de Papel.
Porém, documento divulgado pela assessoria das empresas informa que, embora sejam pessoas jurídicas diferentes, elas possuem os mesmos donos e endereço. De acordo com os advogados, a Florestal Cataguazes é dona da fazenda Bom Destino, localizada a 18 km da Indústria Cataguazes de Papel e que abriga os reservatórios de lixívia preta herdados da indústria de celulose do falido grupo Matarazzo. Segundo os advogados, portanto, não procederiam as tentativas de fechamento da Indústria Cataguazes de Papel, cujo processo industrial não estaria relacionado com os danos causados pelo vazamento.
No documento divulgado pelas empresas, Khattar classificou como ''arbitrária'', ''humilhante'' e ''um espetáculo de televisão'' a prisão do diretor administrativo e financeiro Félix Santana, que, segundo suas palavras, ''nem sequer é sócio divulgado das empresas''. Sobre o paradeiro de João Gregório do Bem sócio das empresas que e stá foragido , Khattar disse que ele será apresentado ''no momento oportuno''.
Todos os presentes na entrevista enfatizaram os danos que o fechamento da Indústria Cataguazes de Papel causaria à economia da cidade, com a perda de empregos diretos e indiretos. ''Não permitiremos que a fábrica se feche'', disse a prefeita Maria Lúcia Mendonça (PFL).


