Curitiba - Ontem, no Dia Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, pessoas que trabalham nessa atividade realizaram manifestações em todo o Brasil. Em Curitiba, catadores fizeram uma passeata até a Prefeitura Municipal para entregar um documento, no qual reivindicam participação na coleta oficial de materiais recicláveis.
''O objetivo da manifestação é mostrar para a sociedade e o poder público o nosso desejo de reconhecimento'', explicou Carlos Alencastro Cavalcanti, coordenador do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis no Paraná. ''Queremos uma gestão compartilhada da coleta seletiva de lixo em Curitiba e ajudar a planejar políticas públicas sobre o assunto''.
Segundo Cavalcanti, há mais de 8 mil catadores de materiais recicláveis na capital paranaense. A categoria deseja que a prefeitura estabeleça uma parceria, na qual os catadores ajudariam na coleta e os materiais aproveitáveis seriam encaminhados para as cooperativas e associações que geram renda a partir da comercialização de itens recicláveis retirados do lixo. ''A sociedade precisa entender que ser catador hoje é uma profissão'', disse Cavalcanti.
A assessoria técnica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente informou que os catadores já fazem a maior parte da coleta de materiais recicláveis no município. Relatou também que a administração municipal está desenvolvendo um projeto para os catadores e que as reivindicações da categoria serão consideradas. O programa deve ser implementado no segundo semestre.

mockup