Casos nacionais de febre chikungunya já chegam a 41
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 01 de outubro de 2014
Johanna Nublat<br>Folhapress 
Brasília - Os casos nacionais da febre chikungunya, tida como "a prima da dengue", subiram para 41, sendo oito deles em Oiapoque (AP) e 33 em Feira de Santana (BA), segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira. Há uma semana, o governo tinha registros de 16 casos autóctones - cuja transmissão ocorreu dentro do território nacional, o que aumenta o potencial de propagação do vírus.
Além dos 41 casos nacionais, o País registrou, em 2014, a infecção de 38 brasileiros no exterior. Antes de 2014, o ministério só tinha sido notificado de três casos "importados" do vírus chikungunya, todos em 2010.
O chikungunya provoca sintomas semelhantes aos da dengue, como febre e dores no corpo. Segundo o ministério, no entanto, a doença raramente vira um caso grave. O maior receio do governo é que os profissionais de saúde confundam a chikungunya com a dengue e deixem de lado casos reais de dengue - doença que pode se agravar mais facilmente.
O vírus também é transmitido pelos mosquitos - Aedes aegypti e Aedes albopictus -, e a prevenção da chikungunya também é feita reduzindo-se a população de vetores. O pico de transmissão se concentra, assim como a dengue, de janeiro a maio.


