Londrina já confirmou 44 casos da doença; município segue em alerta para evitar epidemia
Londrina já confirmou 44 casos da doença; município segue em alerta para evitar epidemia | Foto: Marvin Recinos/AFP


A Secretaria Municipal de Saúde confirmou 44 casos de dengue e permanece em alerta para evitar uma epidemia da doença. Do total, 39 casos foram identificados na região sul de Londrina. Um morador infectado pelo vírus está internado em estado grave. Conforme o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, o paciente de 60 anos possui outras comorbidades que podem ser agravadas pela doença.

Desde janeiro, 551 notificações da doença foram emitidas, 27 foram descartadas. A quantidade de casos confirmados já ultrapassa o total de 43 identificados durante o ano de 2018. Em 2017, houve 48 confirmações. A cidade já enfrentou epidemias em 2011 quando 7.397 pessoas foram infectadas pelo vírus da dengue e em 2016 quando 5.139 pacientes foram diagnosticados com a doença. A epidemia só é constatada quando há a proporção de 300 casos confirmados para cada 100 mil habitantes.

Além da zona sul, a região leste também preocupa já que mais um caso do sorotipo II da doença foi identificado. Este sorotipo não circulava em Londrina desde 2011. De janeiro até a última quarta-feira, duas pessoas foram contaminadas na região atendida pela UBS Armindo Guazzi. Os sintomas são os mesmos do sorotipo I: febre, dor de cabeça e mal estar geral. No entanto, na contaminação pelo sorotipo II, o caso evolui de forma mais grave.

"Nossos agentes estão na região leste desde segunda-feira fazendo ação de bloqueio. Percorremos mais de 80% dos imóveis e vamos conseguir cumprir o planejamento até esta sexta-feira para evitar a circulação desse sorotipo para as outras regiões da cidade", frisou o secretário.

O primeiro LIRAa (Levantamento Rápido de Infestação do Aedes Aegypti), divulgado no final de janeiro, foi de 7,9%, índice acima do 1% recomendado pela Organização Mundial de Saúde. A cada cem imóveis visitados, sete apresentaram focos do Aedes Aegypti. Conforme a diretora de Vigilância em Saúde, Sônia Fernandes, novas ações serão realizadas pelas equipes de saúde a partir da próxima semana na zona sul da cidade.

"Nós vamos fazer visitas em todos os domicílios da região sul. São 27 mil imóveis. Em alguns casos, também vamos fazer a aplicação de inseticida como foi feito preventivamente na região leste da cidade. O trabalho da região leste continua demonstrando que 80% dos focos estão dentro das casas. É importante salientar e pedir para que a população que olhe dentro de casa. Os focos já não estão mais nem nos quintais. Por isso, a importância da comunidade nos auxiliar nesse momento", ressaltou.

Londrina conta com 241 agentes de endemias para realizar o combate a dengue. A secretaria aguarda a chegada de dez caminhonetes para a aplicação de fumacê. A solicitação foi feita a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) que já autorizou o repasse. Porém, houve atrasos na chegada dos insumos. A expectativa é iniciar a aplicação do inseticida a partir de segunda-feira nas regiões leste e sul, sucessivamente.