Casos de dengue se mantêm estáveis no PR
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 29 de julho de 2008
Andréa Lombardo<br>Equipe da Folha 
Curitiba- Os números do Programa Estadual de Controle da Dengue divulgados, ontem, pela Secretaria de Estado da Saúde, mostram que os casos confirmados da doença vêm se mantendo, relativamente, estáveis no Paraná. Do início do ano até ontem, foram notificados 14.660 casos, sendo que, destes, 868 já tiveram confirmação (22 a mais que o boletim divulgado no dia 7 deste mês). Em 705 pacientes a infecção ocorreu no próprio Estado (casos autóctones). Em relação ao mesmo período de 2007, quando foram confirmados 24.516 casos, a redução foi de 96,46%.
Apesar de o balanço ser positivo, se comparado ao ano anterior, o secretário de Estado da Saúde, Gilberto Martin, afirma que a ofensiva contra o mosquito da dengue e o controle doença irão manter o mesmo ritmo. ''O espírito é o de manter o processo de mobilização social. Nesta guerra, vencemos a primeira batalha. Agora, estamos nos preparando para o próximo verão'', destacou ele.
Na reunião da comissão intersetorial de controle da dengue realizada, ontem, foi definida uma programação de ações a serem implementadas neste segundo semestre. O primeiro passo, informou Martin, será reativar as comissões macrorregionais e comitês municipais de combate à dengue, que se reunirão a partir do dia 13 de agosto.


