Bra­sí­lia, DF - O nú­me­ro de ca­sos de den­gue ­caiu 49,8% en­tre ja­nei­ro e ju­nho des­te ano em re­la­ção ao mes­mo pe­río­do do ano pas­sa­do. Fo­ram 361.552 ca­sos nos ­seis pri­mei­ros me­ses de 2009 con­tra 719.593 no mes­mo pe­río­do de 2008.
  Se­te Es­ta­dos, po­rém, re­gis­tra­ram al­ta: Ba­hia -que con­cen­tra um quar­to dos re­gis­tros do ­país-, ­Acre, Ama­pá, Es­pí­ri­to San­to, Ma­to Gros­so, Ma­to Gros­so do Sul e Mi­nas Ge­rais, .
  O ca­so ­mais alar­man­te é o da Ba­hia, com 61 mil ca­sos a ­mais nes­te ano em com­pa­ra­ção com 2008.
  Em São Pau­lo, hou­ve que­da de 24%. No Rio de Ja­nei­ro, de 98%, mas par­te do mo­vi­men­to po­de ser cre­di­ta­da ao fa­to de que, co­mo hou­ve uma epi­de­mia em 2008, uma par­ce­la da po­pu­la­ção já es­ta­va re­sis­ten­te ao ví­rus.
  Nos lo­cais em que hou­ve um au­men­to do nú­me­ro de pes­soas com a doen­ça, o mi­nis­tro da Saú­de, Jo­sé Go­mes Tem­po­rão, atri­buiu o fa­to à cir­cu­la­ção de ­três ti­pos di­fe­ren­tes do ví­rus ou, co­mo no ca­so da Ba­hia, à des­con­ti­nui­da­de das ­ações de com­ba­te à den­gue pe­los no­vos pre­fei­tos elei­tos no ano pas­sa­do.

mockup