Imagem ilustrativa da imagem Casos de Covid-19 sobem e governo ativa leitos de UTI em Curitiba
| Foto: Sesa

O Governo do Estado anunciou nesta sexta-feira (20) a ativação de 38 leitos exclusivos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital de Reabilitação, em Curitiba, para tratamento de pacientes diagnosticados com a Covid-19.

Há também previsão pela Secretaria de ativação de leitos em outros municípios do Paraná na próxima semana. “O número de casos de coronavírus está subindo e consequentemente aumentou a procura por atendimento médico e em alguns casos a necessidade de internação em leito exclusivo. Por orientação do governador Ratinho Junior, anunciamos a ativação destes 38 leitos na Capital”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Desde setembro, com a diminuição do número de casos de coronavírus e redução da taxa de ocupação dos leitos, o Paraná estava desativando leitos gradativamente, sem comprometer a assistência aos pacientes, e permitir o redirecionamento da estrutura para atendimento geral às emergências e também atendimento eletivo.

Neste período, 232 leitos de UTI adulto, 447 enfermarias adulto, 27 leitos de UTI pediátrica e 35 de enfermaria pediátrica foram desativados. Na última semana, com o aumento no número de casos, principalmente em Curitiba, e posteriormente aumento da demanda de internamento hospitalar, a Secretaria de Estado da Saúde voltou reativar progressivamente os leitos.

Os contratos com as equipes médicas, de enfermagem e técnicos também estavam finalizando, coincidindo assim com a redução da demanda pelas estruturas hospitalares nas últimas semanas, o que permitiu a diminuição de leitos.