No dia em que Londrina voltou a superar o recorde de casos ativos de Covid-19, com 855 pessoas infectadas pela doença, o prefeito Marcelo Belinati enfatizou, na noite desta segunda-feira (7), que não voltará a decretar o fechamento do comércio no município neste momento. Em quase duas horas de transmissão ao vivo pelas redes sociais, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, ele repetiu por diversas vezes que o maior risco de disseminação da doença não são os estabelecimentos comerciais, mas as aglomerações em festas clandestinas, confraternizações familiares e reuniões entre amigos.

Imagem ilustrativa da imagem Casos de Covid-19 crescem, mas prefeito descarta fechar comércio por enquanto
| Foto: Roberto Custódio

No domingo (6), o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde apontava 729 casos ativos – o maior número já registrado desde o início das estatísticas. Nesta segunda, o número subiu para 855 casos ativos, que são pessoas em período de transmissão do vírus. Desses, 760 estão em isolamento domiciliar, 52 estão internados em UTIs e 43 estão em leitos de enfermaria. O número de óbitos também cresceu, de 188 para 192, em 24 horas.

“Quem está trabalhando não está gerando problema. Está usando máscara, álcool em gel. As pessoas precisam trabalhar para levar o pão para o seu filho, para pagar as contas de água e de luz. O que está ajudando a aumentar muito o número de casos é festa, balada, churrasco, jogo de futebol. Ninguém joga futebol de máscara, ninguém vai para a balada de máscara”, disse Belinati. “É um absurdo transferir essa responsabilidade individual, de cada cidadão, ao poder público”, disse Machado.

Belinati usou os números para tentar tranquilizar a população sobre a situação dos hospitais no município. Ele garantiu que a situação das UTIs não é grave e que neste domingo havia 72 leitos livres. “Hoje, temos mais de 400 leitos de UTI adulto e desses, 72 estão livres. Nos hospitais onde a prefeitura contratou leitos de UTI, pelo SUS, não estão faltando leitos”, afirmou.

Ele salientou, no entanto, que se a taxa de ocupação dos leitos se aproximar de 100%, poderá determinar o fechamento do comércio.

Os dados da Secretaria Municipal de Saúde divulgados neste domingo apontam uma taxa de ocupação de 66,2% dos leitos de UTI exclusivos para tratamento de pacientes com Covid-19 e 48,1% de ocupação dos leitos de enfermaria destinados aos infectados pela doença.

Paraná

A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) confirmou mais 26 mortes decorrentes de infecção pela Covid-19 neste domingo, totalizando 3.539 óbitos desde o início da pandemia no Paraná. O número de casos subiu para 142.338, com 776 novas confirmações nas últimas 24 horas.