A Secretaria de Saúde de Cascavel (Oeste) apura um caso suspeito de infecção pela nova cepa do coronavírus identificada em Manaus (AM). O paciente venezuelano que veio de Manaus permanece internado em uma ala isolada no Hospital de Retaguarda de Cascavel.

Imagem ilustrativa da imagem Cascavel investiga caso suspeito de variante do coronavírus
| Foto: Gilson Abreu - AEN

A Divisão de Vigilância Epidemiológica do município não informou detalhes sobre o caso e, em nota, reforçou apenas que “a investigação será realizada de acordo com protocolos da Sesa-PR (Secretaria de Estado da Saúde) e do Ministério da Saúde”.

Segundo o protocolo estadual, amostras coletadas dos pacientes com suspeita da variante devem ser encaminhadas ao Lacen (Laboratório Central do Estado) e, posteriormente, ao laboratório da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro. Pessoas com histórico de viagem ao exterior ou a estados do Brasil que já apresentaram a confirmação da circulação de variantes do coronavírus devem permanecer em isolamento e realizar a testagem. Até a manhã desta segunda-feira (1º) não havia a confirmação de casos da nova cepa no Paraná.

Em Curitiba, nove manauaras diagnosticados com Covid-19 são monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde desde o dia 21 de janeiro. Todos receberam diagnóstico positivo de Covid-19 e a secretaria aguarda os resultados dos exames realizados pela Fiocruz para verificar se a infecção foi causada pela nova cepa. Segundo a assessoria, não há previsão para a conclusão dos testes.

Em Londrina, o prefeito Marcelo Belinati comentou na noite de sábado (30) que o município está à procura de informações de pessoas que vieram de Manaus em razão da falta de recursos para atendimento médico no Norte do país.

“Nós temos informações, por exemplo, que pessoas de Manaus vieram para Londrina fugindo, desesperadas porque pegaram Covid lá e, com medo porque não tem oxigênio, porque não tem vaga no hospital e todo aquele caos que as pessoas estão vendo lá, muita gente saiu de Manaus e veio para todo o Brasil. E aí acabam levando o vírus. Foi assim que começou a pandemia. É uma coisa que não tem como segurar”, comentou durante live transmitida nas redes sociais para divulgar um balanço da pandemia na cidade.

Porém, após a apresentação dos dados, quando questionado sobre o monitoramento dos casos vindos de Manaus, o prefeito afirmou que não houve casos de internação hospitalar.

“Na verdade, nós tivemos a informação de pessoas que vieram para cá, mas ainda não constatamos em razão de essas pessoas não terem precisado de internação hospitalar. Isso está acontecendo no Brasil todo. As pessoas lá em Manaus se apavoraram porque, com medo de pegar Covid e mesmo que já tenha pegado Covid, a pessoa fala, puxa, não tem nem oxigênio no hospital, não tem vaga. Em busca dos familiares, eles se deslocaram para outros locais. Então, enfim, a gente está acompanhando e buscando informações junto às instituições de saúde para fazer o monitoramento”, destacou.

TRANSFERÊNCIAS

Na noite de domingo, o Paraná acolheu mais 13 pacientes com Covid-19 transferidos de Manaus. O grupo está em atendimento na enfermaria do Hospital do Rocio, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. Até a última sexta-feira (29), o Paraná havia recebido 30 pacientes, sendo 13 de Rondônia e 17 do Amazonas.

“Nos mobilizamos para ajudar com todas as condições que temos aqui. Com muito planejamento, aumentamos a oferta de leitos de enfermaria e UTI para o tratamento da Covid-19 no Paraná. A rede de saúde pública estadual é sólida e tem condições de receber os pacientes do Amazonas sem deixar de atender aos paranaenses”, garantiu o governador Ratinho Junior em entrevista à Agência Estadual de Notícias.

Pacientes de Manaus já foram transferidos para hospitais em 13 estados e para instituições no Distrito Federal. Conforme a SES-AM (Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas), os 389 pacientes estão em atendimento no Piauí (23), Maranhão (39), Acre (3), Distrito Federal (15), Paraíba (15), Rio Grande do Norte (55), Goiás (48), Pará (23), Alagoas (30), Espírito Santo (36), Pernambuco (26), Minas Gerais (18), Paraná (30), Santa Catarina (11) e Tocantins (17).