Após três meses e dez dias do início oficial da pandemia de Covid-19 no Estado, começou a funcionar o primeiro hospital de campanha para combate a doença no Paraná. Trata-se do Nei Senter Martins, montando no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel (Oeste). A unidade foi aberta nesta segunda-feira (22) e deu início aos atendimentos. Nesse primeiro momento, o hospital funciona como um centro de triagem para Covid-19 e atenderá das 7h às 19h, todos os dias da semana.

A unidade foi colocada em funcionamento no momento que o Paraná se aproxima de 15 mil confirmações e registra 460 mortes pela Covid-19
A unidade foi colocada em funcionamento no momento que o Paraná se aproxima de 15 mil confirmações e registra 460 mortes pela Covid-19 | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cascavel

A unidade foi colocada em funcionamento no momento que o Paraná se aproxima de 15 mil confirmações e registra 460 mortes pela Covid-19. Segundo o último boletim epidemiológico da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) foram confirmados 612 novos casos e 18 óbitos pela infecção causada pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas.

Segundo o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, ao concentrar os procedimentos de Covid-19 que eram realizados nas unidades de saúde, o atendimento fica mais seguro. "Da forma que estava, nós estávamos muito vulneráveis. Primeiro porque nós temos que ter material de equipamento de segurança em todos os lugares. Segundo: no formato que estava acaba tendo a possibilidade de muitas pessoas, provavelmente com o vírus, estarem em muitos lugares da cidade." Aproximadamente 100 profissionais de saúde irão trabalhar no hospital de campanha que irá atender cidades do Oeste do Paraná.

ÓBITOS

Todos os 18 paranaenses que morreram de Covid-19 estavam internados. São nove mulheres e nove homens, com idades que variam de 20 a 89 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 16 e 22 de junho. Os pacientes que faleceram residiam em Curitiba (7); São José dos Pinhais (2) e Rolândia (2). Um caso em cada um dos seguintes municípios: Almirante Tamandaré, Campina Grande do Sul, Cornélio Procópio, Goioerê, Ibaiti e Quatro Barras.

Trezentas e trinta das 399 cidades paranaenses têm ao menos um caso confirmado de Covid-19. Borrazópolis e Espigão Alto do Iguaçu registraram casos pela primeira vez. Em 118 municípios há óbitos pela doença. Já nas unidades de saúde são 524 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 internados nesta segunda. Destes, 405 pacientes estão em leitos SUS (160 em UTI e 245 em leitos clínicos/enfermaria) e 119 em leitos da rede particular (46 em UTI e 73 em leitos clínicos/enfermaria).

LONDRINA

O boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira aponta que o número de casos confirmados de Covid-19 em Londrina subiu para 1.080 casos. Destes, 20 pacientes estão internados em leitos de UTI e 25 em enfermaria. Outras 250 pessoas infectadas estão em isolamento domiciliar. Não foi registrado óbito no último boletim. Ao todo, 62 pessoas morreram em decorrência da infecção.

Segundo o levantamento, 176 munícipes aguardam resultados dos exames e outros 5.094 testes foram descartados. A taxa de ocupação dos leitos hospitalares mostra que 57% dos leitos UTIs do SUS e da rede privada estão ocupados com pacientes da Região Norte.

BRASIL

O País teve 654 novas mortes por covid-19 registradas nas últimas 24 horas, de acordo com atualização do Ministério da Saúde. Com esse acréscimo às estatísticas, o Brasil chegou a 51.217 óbitos em função da pandemia do novo coronavírus. O balanço também teve 21.432 novos casos registrados, totalizando 1.106.470.

Do total, 483.550 pacientes estão em observação, 571.649 foram recuperados e 3.912 mortes estão em investigação. Já a taxa de letalidade do País (número de mortes pelo total de casos) ficou em 4,6%.

Os estados com maior número de óbitos são São Paulo (12.634), Rio de Janeiro (8.933), Ceará (5.604), Pará (4.605) e Pernambuco (4.252).

mockup