São Paulo, 03 (AE) - As duas maiores cadeias de hipermercados do País fizeram liquidações para queima do estoque que sobrou do Natal. No Extra, que começou sua promoção no dia 27 de dezembro, as vendas cresceram 32% em relação ao movimento normal. A empresa está liquidando os saldos de Natal e lotes de produtos negociados com os fornecedores, com descontos especiais. Os produtos têm descontos de até 60%, e as compras acima de R$ 90 podem ser pagas em até sete vezes sem juros. A promoção vai até o dia 9.
O Carrefour fez hoje uma queima do estoque encalhado nas 70 lojas, mas oferecendo itens diferentes em cada uma delas, de acordo com a disponibilidade, com descontos de 10% a 40%. Do mix de 45 mil itens à venda, "algumas centenas" estariam em promoção em cada uma das lojas, de acordo com o diretor de Marketing e Comunicação, Pierre Brisset.
A queima de saldo de balanço é realizada todos os anos na rede, segundo Brisset, mas é a primeira vez que a empresa faz uma campanha publicitária conjunta. A promoção continua amanhã, nas lojas em que ainda restar estoque desses produtos.
O movimento de Natal, segundo ele, foi "apenas razoável". "O primeiro semestre foi excelente, mas o segundo foi um pouco decepcionante", diz Brisset.
A Associação Brasileira dos Supermercados (Abras) registrou um crescimento nominal de 17% no faturamento do setor no ano passado, e espera um aumento de 3% a 4% para este ano.
A cesta básica, que subiu 13,6% no ano passado, já começou a cair. Ontem, o preço diminuiu 0,35%, com redução de 0 48% nos alimentos e de 0,34% nos produtos de limpeza, enquanto os produtos de higiene pessoal subiram apenas 0,07%.