Cardeal de Boston será promovido
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 26 de abril de 2002
France Presse 
Boston - O cardeal-arcebispo de Boston (nordeste), Bernard Law, no centro dos escândalos de pedofilia que abalam a Igreja Católica americana, será promovido em junho a um cargo no Vaticano, informou ontem o jornal Boston Herald, citando autoridades da Igreja.
Haverá uma promoção no mais tardar em junho, afirmou uma fonte citada pelo jornal.
As autoridades do Vaticano tentam encontrar um cargo para ele. Não querem vê-lo no pelourinho, disse outra fonte ao jornal, explicando que o papa João Paulo II, que convocou esta semana os cardeais americanos em Roma, quer isso realmente.
A porta-voz do cardeal Law, Donna Morrissey, negou-se a comentar as informações do Boston Herald. Não tenho nada a acrescentar, disse, assegurando que o arcebispo não daria nenhuma informação.
O cardeal é acusado de ter tapado os escândalos e de se contentar em mudar de paróquia em paróquia os sacerdotes implicados, como o ex-padre John Geoghan, condenado em fevereiro passado a dez anos de prisão por agressão sexual.
Interrogado em sua partida de Roma quinta-feira sobre sua possível renúncia, Law afirmou que durante a reunião isso não foi nunca mencionado.
A designação de Law para o Vaticano teria a vantagem de evitar a humilhação de uma renúncia, aliviando também a pressão sobre os bispos americanos, que devem definir uma linha de conduta nacional sobre a pedofilia numa reunião prevista para junho em Dallas (sul), segundo o Boston Herald.


