Cantinas deveriam oferecer também alimentos saudáveis
A nutricionista Daniela Frozi considera ''extremamente complexo'' proibir algo e é favorável a educar a criança de modo que ela possa fazer escolhas saudáveis. Hoje, segundo ela, as cantinas escolares, em sua maioria, só oferecem as chamadas guloseimas, impedindo a escolha. ''Hoje nas cantinas não há opção de um lanche saudável, um iogurte, um sanduíche natural, sucos naturais, lanche assado. Melhor que proibir é ter as duas opções e a criança escolher uma opção saudável'', disse.
Proibir, segundo Daniela, poderia ''tirar o direito'' da criança de vivenciar coisas que fazem parte do imaginário infantil, que remetem ao ''ser criança'', como chupar balas e pirulitos, por exemplo. ''A melhor alternativa é negociar com a criança, trabalhar com a questão do hábito alimentar. Abrir exceções para doces e guloseimas, por exemplo, só no final de semana'', citou.
A escolha saudável depende de conhecimento e educação não só da criança, mas da família. Daniela defende que uma lei regulamentando o que se vende ou não em cantinas deveria vir acompanhada de cursos também para os pais e professores. ''Não é a falta do alimento que vai 'educar' a criança. Uma lei proibindo a venda de determinados alimentos talvez possa eximir os pais da responsabilidade de fornecer bons hábitos alimentares'', avaliou.





