A Cesgranrio aplicou neste domingo (26) as provas objetivas do concurso Banco do Brasil em vários municípios de todos os Estados do Brasil e do Distrito Federal, inclusive em Londrina. Mais de 1,6 milhão de pessoas foram inscritas no edital que oferece 4.480 vagas para o cargo de escriturário, que exige nível médio. Além do salário inicial, o servidor tem direito a benefícios como: vale transporte, ajuda alimentação ou refeição, auxílio creche, entre outros.

A Cesgranrio está aplicando neste domingo (26) as provas objetivas do concurso Banco do Brasil em vários municípios de todos os Estados do Brasil e do Distrito Federal. O início do teste começou às 13 horas. Mais de 1,6 milhão de pessoas foram inscritas.
A Cesgranrio está aplicando neste domingo (26) as provas objetivas do concurso Banco do Brasil em vários municípios de todos os Estados do Brasil e do Distrito Federal. O início do teste começou às 13 horas. Mais de 1,6 milhão de pessoas foram inscritas. | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O candidato Yuji Shimizu fez a prova na PUC de Londrina (Pontifícia Universidade Católica- Campus Londrina) e relatou que foram aplicadas 70 questões e as que tinham mais peso estavam relacionadas às disciplinas como matemática e português, além dos conhecimentos bancários. "O tema da redação relacionou a empresa, o cliente e a privacidade digital", apontou.

Segundo ele, o conteúdo que ele estudou não foram questões semelhantes ao conteúdo exigido na prova. "De seis questões, três eram mais complexas e três eram mais fáceis." Ele se recorda de algumas delas, como as de porcentagem, em Matemática, e as de coesão, ortografia e hífen, em Português. "Em Inglês, o texto focou sobre a história da engenharia robótica", apontou.

Shimizu apontou que 30% dos candidatos que deveriam ter feito a prova em sua sala não compareceram, ou chegaram atrasados e os portões já tinham fechado. "Teve gente que chegou faltando dois minutos para fechar a sala." Ele ressaltou que, devido à pandemia, a sala ficou ainda mais vazia. "Mas não havia demarcação de onde o candidato deveria sentar. Cada um se dirigia para o lugar que escolhesse", declarou.

Para a ocupação de escriturário existem duas especialidades: agente comercial e agente de tecnologia. Os agentes de tecnologia serão lotados apenas no Distrito Federal, com 480 vagas no total. As vagas para agentes comerciais estão previstas para todos os estados.

No Paraná as provas estão sendo realizadas nos municípios de Umuarama, Londrina, Cascavel, Guarapuava e Curitiba. Somente para o Paraná estão previstas 140 vagas imediatas e 138 cadastros. Os locais de prova foram definidos conforme a micro e macro região escolhidas pelo candidato durante a inscrição.

Para a região dos Campos Gerais, Noroeste, Norte e Norte Pioneiro do Paraná há vagas em 78 municípios: Abatiá , Alvorada do Sul , Andirá , Apucarana , Arapongas , Arapoti , Assaí , Astorga , Bandeirantes , Bela Vista do Paraíso , Borrazópolis , Cambará , Cambé , Cândido de Abreu , Carambeí , Carlópolis , Castro , Centenário do Sul , Colorado , Cornélio Procópio , Curiúva , Faxinal , Florestópolis , Grandes Rios , Ibaiti , Ibiporã , Iguaraçu , Imbaú , Itambé , Ivaiporã , Jacarezinho , Jaguapitã , Jaguariaíva , Jandaia do Sul , Jardim Alegre , Jataizinho , Joaquim Távora , Lobato , Londrina , Lupionópolis , Mandaguaçu , Mandaguari , Manoel Ribas , Marialva , Marilândia do Sul , Maringá , Nova Esperança , Ortigueira , Paiçandu , Palmeira , Piraí do Sul , Ponta Grossa , Porecatu , Primeiro de Maio , Reserva , Ribeirão Claro , Ribeirão do Pinhal , Rolândia , Santa Cecília do Pavão , Santa Fé , Santa Mariana , Santo Antônio da Platina , Santo Inácio , São Jerônimo da Serra , São João do Ivaí , São Jorge do Ivaí , São Pedro do Ivaí , Sarandi , Sengés , Sertaneja , Sertanópolis , Siqueira Campos , Tamarana , Telêmaco Borba , Tibagi , Tomazina , Uraí , Wenceslau Braz .

A reportagem solicitou um balanço de quantos candidatos se ausentaram da prova, mas a Cesgranrio afirmou que a assessoria de imprensa só poderia atender a reportagem na segunda-feira (27).

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.